PREFEITURA DE BOMBINHAS ESCLARECE POPULAÇÃO SOBRE VACINA

A Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Saúde e Saneamento e o Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que, o litoral de Santa Catarina, não é considerado área de recomendação para vacina de Febre Amarela. Por enquanto, os estados brasileiros que requerem a vacinação são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais. Então, quem estiver viajando para esses locais pode tomar a vacina, que está disponível nas Unidades de Saúde. Lembrando que, para ter efetividade, a vacina deve ser administrada 10 dias antes da viagem.

O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Existem dois tipos: a febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes Aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. Santa Catarina não registra casos autóctones (de transmissão dentro do estado) de febre amarela desde 1966.

Em Bombinhas, como não temos até hoje, nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti, não temos a necessidade de tomar a vacina. O Ministério da Saúde determinou neste ano de 2018 a ampliação da imunização para febre amarela no calendário de vacinação, sendo rotina para crianças que completam 9 meses de idade. As pessoas que já tomaram a vacina uma vez, estão imunizados e não precisam se vacinar novamente

Atenção quem não pode tomar esta vacina:

• pessoas com alergia ao ovo;

• gestantes;

• mulheres amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses;

• pacientes com radioterapia/quimioterapia;

• pacientes em uso de corticoides;

• pacientes portadores de a doença auto-imune;

• crianças menores de 9 meses.

A vacina está disponível das 8h às 14h, nas unidades de atenção básica seguindo o cronograma abaixo:

Segunda-feira

UBS Centro