FAMAB ASSINA PARCERIA COM O COMITÊ DA BACIA DO RIO TIJUCAS
Em solenidade de assinatura de parceria entre a Famab e o Comitê do Rio Tijucas, é realizada doação de materiais para estruturação do horto bombinense.
Aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 12 de maio, no Auditório Solange Maria da Silva, na Prefeitura de Bombinhas, a solenidade de entrega do termo de doação das empresas ceramistas afiliadas ao Sindicato das Indústrias de Olaria e Cerâmicas para Construção do Vale Rio Tijucas – Sincervale, e, assinatura da parceria realizada entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, ambos firmados com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – Famab.
Os materiais foram doados para a estruturação do Horto Florestal, e vão desde sacos plásticos para mudas a equipamentos elétricos e hidráulicos. A parceria entre as duas instituições é no fornecimento de mudas de espécies nativas para a recuperação da mata ciliar, em toda a área de abrangência do Comitê.
Os materiais são recebidos com muita satisfação pela Famab que empenha seu valoroso tempo e equipe na construção, com as próprias mãos, do Horto Florestal, ou Jardim Botânico como a equipe técnica nomeia, e Centro de Pesquisa Ambiental localizado no bairro do Mariscal. Trata-se de uma área de 10 mil metros quadrados de propriedade da Prefeitura, que foi destinada para a realização desse projeto, que concentrará todo o segmento de educação, viveiro e pesquisa ambiental em Bombinhas.
A prefeita, Ana Paula da Silva, Paulinha agradeceu o Sindicato Sincervale e o Comitê, pela grandeza do gesto e doação que vem em excelente momento. “O horto é um sonho realizado pela equipe da Famab, todos fazem trabalho braçal, não existe diferenciação entre eles para concretização desse sonho, não interessa se é engenheiro, biólogo ou motorista. Todos unidos num mesmo ideal”. Paulinha fala em alusão ao fato de que a Famab não espera de braços cruzados para realizar as obras, os próprios servidores trabalham na construção do horto.
Em sua fala o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Adalto Gomes, elogiou a iniciativa bombinense e engrandeceu o excecutivo municipal pelo emprenho na busca de recursos no desenvolvimento ambiental, citando como exemplo a ampliação da estação de tratamento de água e barragem da Lagoa, no bairro do Zimbros. “Para nós que trabalhamos em função do Rio Tijucas, é muito importante os investimentos que Bombinhas realiza em água, pois num futuro próximo, cada vez mais haverá a utilização do rio para abastecer os municípios vizinhos”, destacou Adalto.
Após a solenidade os representantes do sindicato e do Comitê, foram conhecer o horto bombinense.