CASA DE CULTURA PIANA DO CRIVO DE CARA NOVA

No segundo semestre de 2020 a Casa de Cultura Piana do Crivo localizada no bairro Morrinhos, recebeu uma reforma, e as paredes foram pintadas de azul e branco. Para deixá-la com as cores e a história bombinense expressando a cultura em toda a sua diversidade, o muro da Casa de Cultura ganhou uma arte feita especialmente pra ele, que promove ao mesmo tempo a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial, o conhecimento e a contemplação do belo.

O projeto foi desenvolvido pelas artistas Lila Dias e T. Torres, que em sua etapa de execução acrescentou o terceiro artista, o olhar e as mãos de Alejandro Lopez. O muro foi dividido em duas partes: a primeira voltada para a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, com uma caricatura do patrono, um livro aberto e uma mulher lendo a luz de lampião retratando o conhecimento; e a segunda agrega a caricatura da Piana do Crivo e o fio de linha de sua renda, canoa, tainhas, o beijú, alusão aos engenhos de farinha de mandioca, os personagens boi e bernunça do Boi de Mamão, a música representada por um violeiro e notas musicais, a dança e as artes visuais.

Segundo os artistas os maiores desafios foram as intempéries, pois estiveram sujeitos nos 48 dias de execução do projeto a sol e chuva, houve inclusive um dia que caiu uma pancadinha de chuva e a tinta fresca escorreu. “Agora é engraçado, mas no momento foi desesperador”, comenta T. Torres. E, ainda, fazer os riscos do desenho que necessitaram de projeção no muro e a Avenida Girassol, sempre muito movimentada, propiciou dificuldades.

Já com relação a satisfação, os artistas acentuam o incentivo no decorrer da obra por meio de buzinas que até os assustavam, os gritos de parabéns e lindo, além das pessoas que os abordaram com questionamentos e elogios. Ser parte da história da Casa de Cultura Piana do Crivo e a ciência da aprovação do público.

O muro tem 30 metros, e é o mais novo atrativo cultural bombinense. A Casa de Cultura Piana do Crivo localiza-se na Rua Primavera, 28, Morrinhos.