BOMBINHAS RECEBE SELO DE MUNICÍPIO LIVRE DE ANALFABETISMO
Bombinhas recebe Selo de Município Livre do Analfabetismo
Este primeiro semestre de 2014 entra para a história de Bombinhas, por ser um marco para a Educação local. Bombinhas recebeu o Selo de Município Livre do Analfabetismo do Ministério da Educação, através do programa Brasil Alfabetizado – PBA. Isto significa que o município atingiu mais de 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010. Santa Catarina entra para a lista dos 522 municípios contemplados com 31 cidades, e Bombinhas ocupa na lista oficial do estado a posição de 18º.
O Secretário de Educação de Bombinhas, Alexandre André dos Santos, explica que o selo foi conferido em acordo com disposto no Decreto federal 6.093, de 24 de abril de 2007. O Ministério da Educação criou um selo e dois tipos de certificados para premiar estados e municípios que alcançarem bom desempenho na educação básica pública, ação que inclui a alfabetização de jovens com mais de 15 anos e adultos.
Os certificados se dividem em: Ótimo Desenvolvimento Educacional para aqueles que tenham Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –Ideb, igual ou superior a seis; e Bom Desenvolvimento Educacional, para estados e municípios com Ideb superior ou igual a cinco e inferior a seis. “O Selo de Território Livre do Analfabetismo concedido a Bombinhas tem um significado especial para nós, que fazemos parte de um projeto político historicamente comprometido com a ampliação do acesso ao ensino público e com a emancipação política e a inclusão social das pessoas mais pobres em um contexto de plena cidadania e democracia participativa”, enfatiza Alexandre.
Durante uma reunião com as diretoras das unidades escolares da Rede de Ensino Municipal, quando a Prefeita Paulinha e o Secretário de Educação Alexandre, deram a notícia do selo, houve uma comemoração empolgada por parte de todos, já que o sonho de 100% de alfabetização em Bombinhas está prestes a se realizar. “Este Selo é graças aos esforços de vocês diretores, professores, profissionais da educação que trabalham, incansavelmente, em busca de um ensino de qualidade para o nosso município”, salientou Paulinha.