EVENTO MOBILIZA COMUNIDADE E EMPRESÁRIOS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE

Na última semana, aconteceu a primeira edição do ‘Bombinhas Mais Sustentável’, evento que buscou estimular a adesão da lei municipal nº 1.787/2021, que proíbe plásticos de uso único e embalagens descartáveis na cidade. O evento foi realizado pela Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur e Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – Famab, junto ao Conselho Municipal de Turismo – Comtur e à câmara técnica de meio ambiente, do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.

Na sexta-feira (19), a engenheira florestal da Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – Famab, Cristiane Ottes Vargas, apresentou a nova lei e explanou sobre a problemática dos resíduos sólidos, em especial do plástico de uso único. Também foi promovido um bate papo com empresários locais que adotaram mudanças sustentáveis na gestão de seus negócios.

Participaram da mesa redonda Alexandre Stodieck, da Ilha de Porto Belo; Diego dos Santos, do Jardim Alquimista; e Lais Greco, do Sicredi Vale Litoral SC. A mesa contou com a moderação de Mário Lamenha Lins, empresário membro do Comtur e da Associação Empresarial de Bombinhas.

Para Diego dos Santos, o evento reuniu projetos inspiradores. “Poder ouvir esses exemplos e compartilhar nossa experiência com outros empresários foi muito gratificante. Com isso percebemos que é possível sim trabalhar de uma forma sustentável, tanto no sentido ambiental como no econômico”, explica.

Já no sábado (20), aconteceu a 1ª Feira Bombinhas Mais Sustentável com de 20 expositores locais e nacionais com produtos e soluções sustentáveis. Também participaram a setorial do artesanato de Bombinhas, o artista plástico Felipe Guimarães, o Instituto Tartabinhas, o Programa Escola do Mar e a Sala do Empreendedor.

“Precisamos unir forças para pensar no futuro da nossa cidade e do planeta. E foi com esse objetivo que realizamos a Feira Bombinhas Mais Sustentável, trazendo diversas empresas comprometidas em gerar o mínimo de impacto ao meio ambiente. Uma inspiração para os empresários e empreendedores da cidade, pois estamos no caminho de uma Bombinhas mais sustentável e com menos plástico”, diz Bianca Seibt, secretária de turismo e desenvolvimento econômico.

Os interessados em receber a relação de expositores e fornecedores da feira podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo tel/Whats (47) 3393-7320 ou e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br.