PLANTIO DE MUDAS NATIVAS DE RESTINGA É REALIZADO NA PRAIA DE QUATRO ILHAS

Na última quinta-feira (08), foi realizado o plantio de mudas nativas para recuperar pequenas áreas degradadas da Praia de Quatro Ilhas. A atividade de educação ambiental integrou o calendário do programa Bandeira Azul e contou com a participação dos monitores que atuam no programa.

Foram plantadas mais de 200 mudas, entre elas bredo-da-praia (Blutaparon portulacoides), feijão-da-praia (Canavalia rosea), salsa-da-praia (Ipomoea pes-caprae), periquito-da-praia (Alternanthera littoralis), orquídea-da-praia (Epidendrum fulgens), capim-da-praia (Sporobolus virginicus) e camarinha (Lantana camara). As mudas, adquiridas pelos processos de compensação ambiental, foram disponibilizadas pela Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – Famab.

Segundo a bióloga da Famab, Letícia Frozza Teive, ações como esta são de extrema importância para recuperar a restinga. “As restingas são formações vegetais que se estabelecem nas praias e auxiliam na fixação da faixa de areia, atuando como uma barreira natural e protegendo a linha da costa das ressacas e avanços do mar. Além disso, é abrigo para muitas espécies, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade na nossa região”, explica.