BOMBINHAS ENCANTA NO 21º AÇOR

A comunidade litorânea de raízes açorianas já aguarda com ansiedade a próxima festa que será realizada em Bombinhas.

Na abertura da 21ª Festa da Cultura Açoriana, no início da noite de sexta-feira, 22 de agosto, em Santo Antônio de Lisboa na cidade de Florianópolis, somou à delegação da Fundação de Cultura, as presenças do Secretário de Turismo Luciano Marcondes e da Prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha. Conforme o protocolo os anfitriões explanaram sobre a festa e o Prefeito César Souza declarou aberto o festejo. Numa quebra de cerimonial, deliciosa, logo após a explanação do prefeito, Paulinha, anfitriã do 22º Açor, falou sobre a beleza das raízes em comum no litoral catarinense, e principalmente, convidou a todos para prestigiar Bombinhas no próximo ano. “Vou dizer a vocês Florianópolis está de parabéns pela organização, a festa está linda. Mas nós queremos fazer melhor ainda, podem esperar que teremos surpresas em Bombinhas no ano que vem”, afirmou a prefeita.

Como não poderia ser diferente, o 22º Açor já é aguardado com muito anseio por toda a comunidade de herança açoriana. Este ano em particular, Bombinhas se superou em todos os sentidos na festa, nunca teve tanta gente representando a cultura tradicional açoriana. Foram cinco grupos folclóricos que levaram mais de 100 bombinenses ao desfile e aos dois palcos disponibilizados nos pavilhões.

Primeiramente participaram do desfile no sábado, no Centro Histórico de Florianópolis, e no decorrer da tarde realizaram várias apresentações. O grupo Mixtura foi o primeiro a levar seu encanto ao público presente, ainda, na noite de sexta-feira. No sábado foi a vez do grupo de dança açoriana Roda de Eira fazer sua estreia, acompanhados pelo Coral Infantojuvenil, com regência da Maestrina Anna Lehn.

No meio da tarde o grupo de Boi de Mamão da Fundação agitou em frente ao estande da Cultura, e não deixou ninguém parado. Os sorrisos dos integrantes do grupo, somados aos da comunidade bombinense de todos os bairros que se deslocaram até Santo Antônio de Lisboa para prestigiar seu povo, foi emocionante, além de inesquecível. No final do dia foi a vez do Terno de Reis Estrela do Oriente do Morrinhos, mostrar a beleza de mais esta tradição local.

O encanto foi generalizado, o bombinense com a sua beleza artística, vontade de fazer diferente, bonito e a receptividade, tão conhecida até fora do país, deixou uma pequena mostra do que o próximo Açor terá.

O Diretor de Cultura e coordenador do grupo Roda de Eira, Luiz Antônio Patrício e a Presidente Nívea Maria da Silva Bücker, sorriam e choravam ao mesmo tempo, ao ver frutificar o trabalho realizado pela pequena equipe da Fundação. “Eu tenho 11 anos de Açor, nunca me senti tão feliz e realizado. As crianças dançaram divinamente, mostraram seu potencial e toda a nossa dedicação desde a formação em agosto do ano passado. Hoje eu sou um profissional realizado e um ser humano muito melhor e feliz”, destacou Luiz Antônio.

A areia de Santo Antônio de Lisboa jamais será a mesma, pois o povo bombinense deixou suas marcas ali, e a gente de Bombinhas leva consigo os louros dos esforços de uma conquista que entra para a história desta comunidade.