BOMBINHAS PARTICIPA DO 1º SEMINÁRIO DA REGIÃO DA AMFRI SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Entre as mais de 200 pessoas que participaram do Seminário de Educação especial, sete educadores bombinenses se fizeram presentes

No dia primeiro de outubro foi realizado o 1º Seminário sobre as Políticas Públicas para a Educação Especial da região da Amfri, no auditório de Medicina da Univali Itajaí, e contou com a presença de professores de Atendimento Educacional Especializado –AEE, gestores escolares, equipes pedagógicas, vereadores, secretários de educação, além de representantes da 17ª Gerência Regional de Educação do Governo de Santa Catarina –GEREI, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs, Ministério da Educação – Mec e Fundação Catarinense de Educação Especial –FCEE.

O Seminário foi aberto pela prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha que é a atual presidente da Amfri, que elogiou a iniciativa dos organizadores na realização do seminário. Durante o decorrer do dia foram realizadas diversas atividades. No período da manhã, a professora formadora Marina Corbetta Benedet apresentou um balanço da formação continuada “Deficiência Intelectual – Práticas Pedagógicas”, que capacitou mais de 120 profissionais da educação, em seguida a consultora do Mec, Meiriene Cavalcante Barbosa palestrou sobre as Políticas Nacionais de Educação Especial – Desafios e Conquistas.

No período da tarde, a supervisora de atividades educacionais extensivas da FCEE, Edite Sehnem, palestrou sobre a Educação Especial em Santa Catarina. Os participantes apontaram sugestões de indicativos para reformulação das Políticas Municipais da Educação Especial. Foram relacionados como maiores desafios: a educação especial precisa superar no ensino regular, os profissionais que atuam no setor e a educação especial na rede de ensino.

O evento ainda contou com apresentações artística. O Hino Nacional Brasileiro foi intepretado pela campeã do Festival da Canção Voz Estudantil de Balneário Piçarras, Raquel Timóteo Moreira, e o Coral de Libras de Bombinhas fez uma linda apresentação sob a coordenação e regência da professora Sabrina Rodrigues.

Participaram do seminário os profissionais da educação bombinense Valquíria Rios, Cristiane da Silva Pinheiro, Rosângela Metz Boeno, Arildo Olavino da Cruz, Tânia Pitarello, Silvana Leone e Gerusa Darli da Cruz.

O encontro teve como objetivo concluir os trabalhos relativos à formação continuada sobre Deficiência Intelectual que o Grupo de Trabalho de Educação Especial da Amfri definiu como prioridade das ações do seu plano de trabalho para 2014.