REALIZAÇÃO DA 1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA

As Prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, por meio de seus órgãos gestores de cultura, realizaram na noite de segunda-feira, 30 de outubro, a 1° Conferência Intermunicipal de Cultura dos três municípios, no Palco das Artes, Vila Nova em Porto Belo, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Participaram da conferência cerca de cinquenta gestores e agentes culturais, com o objetivo de debater a cultura como um dos elementos constitutivos da democracia e a (re)afirmação da cultura como um direito universal de todas as pessoas. Após a palestra de abertura com o tema central da conferência, com o palestrante Vanderlei Lazzarotti (Produtor Cultural e diretor da Fundação Cultural de Itajaí), os participantes reuniram-se em grupos para debater os seis eixos temáticos e elaborar propostas que foram aprovadas pela plenária e serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência de Cultura.

Os eixos debatidos foram: Eixo 01 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 02 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 03 – Identidade, Patrimônio e Memória, Eixo 04 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 05 – Economia Criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; Eixo 06 – Direito às Artes e às Linguagens.

Ao final da conferência, aconteceu a eleição dos delegados representantes dos municípios para a etapa estadual. De acordo com as normativas da lei, a conferência tem direito a eleger até quatro delegados titulares e quatro delegados suplentes, sendo dois titulares e dois suplentes do poder público e dois titulares e dois suplentes da sociedade civil. Após a eleição por votação da plenária foram eleitos Delegados da Sociedade Civil: Marcinha Ferreira (Márcia Cristina Ferreira – Bombinhas) e Teteu Caetano (Silvio Matheus Boing Caetano – Itapema) como Titulares; Carlos Eduardo Malaquias – Bombinhas e Sônia Maria Zorrer Vieira – Porto Belo como Suplentes. Foram eleitos Delegados do Poder Público: Luiz Antônio Patrício – Bombinhas e Josiane Neves da Silva – Porto Belo como Titulares; Luiz Felipe de Melo – Bombinhas e Vanessa Correia – Itapema como Suplentes.

O Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Luiz Felipe de Melo destaca a importância dessa realização “A Conferência Intermunicipal de Cultura desempenhou um papel crucial na promoção e no desenvolvimento da cultura na região Costa Esmeralda, proporcionando um espaço onde os cidadãos, artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil podem se envolver ativamente na formulação de políticas culturais. Isso promove a democracia participativa e a inclusão de diversas perspectivas.”

A 4ª Conferência Estadual de Cultura está prevista para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2024, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis.