PROGRAMAÊ! CHEGA ÀS ESCOLAS DE BOMBINHAS

Aprender a programar, criar softwares ou aplicativos sem estudo formal em uma faculdade especializada parece ser um bicho de sete cabeças. Para provar que sim, isso é possível, a Prefeitura de Bombinhas em parceria com a Fundação Lemann trouxe o Programaê! para dentro das escolas da rede municipal.

O Programaê! foi criado para mostrar ao mundo que a programação é para todos, mobilizando cada vez mais pessoas em torno dessa causa. Para isso, ele reúne as melhores e mais simples ferramentas para aprender e ensinar a programar. Todas elas são gratuitas, em português e não exigem nenhum conhecimento prévio em programação.

O objetivo é aproximar a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil. Pra fazer isso, foi desenvolvido um portal prático e agregador de ideias, soluções e dicas de pessoas experientes e inspiradoras. O coordenador de projetos no município Ricardo Osvaldo da Silva está acompanhando a implantação nas escolas. A parceria com a Fundação já acontece desde agosto de 2014 quando foi inserido o programa Khan Academy, que trouxe bons resultados para a educação, tendo alguns alunos como destaque assim que o projeto foi implantado na rede.

O Programaê! começou a ser utilizado na rede Municipal de Bombinhas a partir de junho deste ano, nas EBM´s Dilma Mafra, Edith Willecke, Manoel José da Silva, Pequeno Príncipe e Manoel Eduardo Mafra. Neste mês de setembro o aluno do 8º ano 2 da EBM Dilma Mafra, Dashiel Rocco Nunes, foi destaque nacional no programa, entre 7.500 alunos de todo o Brasil que participam do projeto. Dashiel utiliza o programa nas aulas de informática, acompanhado pelo seu professor Michel Henrique Marques, além de realizar algumas das atividades em casa.

O Programaê! é uma iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, criado graças a um interesse em comum: acreditam que a tecnologia tem um poder transformador incrível, e usá-la para a educação pode fazer a diferença para muita gente.

Para o Secretário de Educação, Omar Santos, “trazer para dentro das escolas as novas tecnologias é aproximar-se da realidade do cotidiano dos estudantes, tornando a educação cada vez mais interessante e produtiva”.