CARTILHA “ESMERALDA NO MUNDO ENCANADO” EXPLICA O SISTEMA DE SANEAMENTO

O assunto parece complexo e de “gente grande”, mas, com a ajuda da tainha Esmeralda, o mundo encanado fica muito mais lúdico e super curioso. Uma cartilha especialmente criada para as crianças entenderem como funciona o sistema de saneamento acaba de ser lançada oficialmente pela Águas de Bombinhas. O material didático passa a ser entregue no último encontro do programa Saúde Nota 10, que a concessionária desenvolve junto à estudantes do 3º ao 5º ano de escolas da cidade.

“Esmeralda no Mundo Encanado” traz a mascote da concessionária como personagem principal do enredo que explica sobre os recursos hídricos de Bombinhas e região, sobre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e todo o caminho que a água faz desde a captação até a casas dos moradores. O material didático traz informações sobre a distribuição dos recursos hídricos no planeta, no Brasil e na cidade de Bombinhas, além de dicas sobre como limpar a caixa d’água. Atividades e jogos temáticos complementam o conteúdo. A cartilha foi apresentada oficialmente à Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo da iniciativa é levar de forma educativa e divertida aos estudantes do município informações sobre a importância dos recursos hídricos e de como podemos tirar melhor proveito deles. Preparando as futuras gerações a entenderem e preservar melhor o meio ambiente.

O Programa

Os encontros do Saúde Nota 10 contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e são realizados com estudantes do 3º ao 5º ano de diferentes escolas do município. Conforme a bióloga e coordenadora de projetos socioambientais da Águas de Bombinhas, Raquel Garcia Helm, o programa de educação ambiental é desenvolvido com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, além de informar sobre o reflexo do consumo de água tradada na qualidade de vida das pessoas.

Os estudantes também recebem informações sobre o uso racional da água e a importância do tratamento de esgoto. As atividades valorizam a cultura regional por meio de palestras, além da disponibilização de material didático ilustrado e de linguagem acessível.