BOMBINHAS INTEGRA O TOP 100 DO MUNDO COM OS MESTRES DA CULTURA TRADICIONAL

Concurso internacional reconhece as ‘100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis

Pelo quarto ano consecutivo, Bombinhas é selecionada entre as mais destacadas histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, como parte da renomada premiação anual promovida pela organização holandesa Green Destinations.

Todos os anos, a competição premia 100 histórias de boas práticas que inspiram destinos e lideranças do turismo responsável. A seleção 2024 incluiu Bombinhas com a história “Mestres da Tradição: preservando o legado cultural de Bombinhas”. No Brasil apenas 14 destinos conquistaram o prêmio.

O resultado foi divulgado durante a cerimônia virtual de premiação do TOP 100 Stories 2024, realizada nesta terça-feira (15). Além do reconhecimento imediato, o destino ganha visibilidade internacional, tornando-se elegível para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.

“Reconhecer as personalidades e os saberes da comunidade tradicional de Bombinhas, por meio da intitulação dos Mestres da Cultura Tradicional, é um importante instrumento de salvaguarda do patrimônio que valoriza a identidade local e impulsiona o desenvolvimento do turismo sustentável”, afirma a secretária de turismo e desenvolvimento econômico, Marlene de Sena.

Bombinhas em destaque mundial desde 2021

O TOP 100 Stories é uma competição internacional que celebra destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística. Os destinos participantes passam por uma criteriosa avaliação, que abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisa atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios.

Em 2021, Bombinhas integrou a lista com o case ‘Programa ‘Descobrindo Bombinhas – desenvolvendo receptivo de qualidade aos turistas e visitantes’; em 2022, com a ‘Pesca Artesanal da Tainha’, que conquistou o primeiro lugar na categoria Cultura e Tradição no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023, na Alemanha.

Já em 2023, integrou a premiação com o ‘Programa Escola do Mar’ e, este ano, novamente com a história “Mestres da Tradição: preservando o legado cultural de Bombinhas”. O reconhecimento foi viabilizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Bombinhas com a Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, através do Instituto DEL e do Programa de Desenvolvimento Econômico Local do Turismo – DEL Turismo.