VIII FÓRUM DE CULTURA INICIA OS TRABALHOS EM BOMBINHAS

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 9 de maio, a abertura do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, no salão de eventos da Pousada Vila do Farol, em Bombinhas. Em sua oitava edição, contou com autoridades da Federação Catarinense dos Municípios – Fecam, representada pela vice-presidente Sisi Blindi, prefeita de São Cristóvão do Sul, da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri, sendo o vice-prefeito Elias Cabral, de Porto Belo, o representante dos prefeitos da região, e o anfitrião o vereador Alan Alir de Souza, presidente da Câmara de Vereadores, no ato representando a Prefeitura de Bombinhas. Além destas autoridades, compuseram a mesa de honra: a deputada estadual Luciane Carminatti, Nívea Maria da Silva Bücker, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc e da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC, Álvaro Franco representando o Ministério da Cultura – Minc, Jorge Dolzan da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Eugênio Lacerda da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Cristiani de Jesus, presidente do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Amfri, e a convidada de honra a ex-prefeita Ana Paula da Silva.

Para inciar o Fórum demonstrando o carinho e o apreço em receber os 227 inscritos vindos de 120 municípios, o Coral Infantojuvenil Encanto, da FMC, interpretou quatro canções sob a regência da professora Anna Lehm, acompanhados ao piano pela professora Maria José delgado. Em seguida, a cantora itajaiense Luise Lucena deleitou a todos com seu vozeirão e ao final, acompanhada por um coral formado pelos servidores de cultura da região da Amfri, abraçou a todos com a canção “Certos Amigos” eternizada pelo Expresso Rural.

As autoridades ressaltaram a importância do debate cultural, o significado que a pasta ganha com o decorrer dos tempos e a valorização que o executivo deve destinar a ela. A prefeita Sisi enfatiza a participação dos gestores no Fórum: “temos hoje conosco pessoas que fazem gestão e pessoas que vivem a cultura, e estão aqui porque constroem a história onde vivem, onde estão e onde as coisas acontecem, que é nos municípios”

A anfitriã Nívea Maria destaca a importância da capacitação para o sucesso das ações. “Nós não somos somente gestores de cultura, em primeiro lugar somos administradores públicos, trabalhamos no município e precisamos entender de legislação, planejamento estratégico e administração pública. É isso que vai garantir o sucesso das ações e dos municípios”. Já, a presidente do Colegiado de Cultura da Amfri Cristiani de Jesus, enfatiza o sentimento aguerrido dos que trabalham com a cultura: “somos fortes corajosos, não desistimos fácil mesmo tendo, quase sempre, o menor orçamento dentro de uma cidade”. O vereador Alan de Souza deu as boas-vindas em nome do prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, e reafirmou a importância da previsão orçamentária na pasta da cultura: “os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que estão aqui se preocupam com a cultura, mas não custa reforçar a importância que é garantir o recurso no orçamento a cidade. Se fala em 1%, que é o essencial, aqui a nossa realidade é de 1,7%, e já sentimentos a necessidade de aumentar”.

Logo após os discursos, a professora Dra. Yolanda Flores e Silva fez a Conferência de Abertura e em seguida, foi a vez do professor Dr. Jorge Braun Neto explanar sobre o tema “Planejamento e gestão na administração pública”. No intervalo entre as palestras o grupo de Boi de Mamão “Eira meu Boi”, da FMC, embalou o café cultural oferecido no salão inferior.

O VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura tem a promoção da Fecam, do Congesc e da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, com apoio da Amfri e das demais Associações de Municípios de Santa Catarina, segue até sexta-feira 11 de maio, e promete muito aprendizado com as oficinas desta quinta-feira e surpresas na confraternização, além de coroar esta edição com o Prêmio de Boas Práticas Culturais.