ALUNOS RECEBEM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Uma nova ação do Programa de Educação Patrimonial de Bombinhas está acontecendo em sete escolas do município em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, emitido pelo IPHAN-SC, e celebrado em abril do ano passado com a Prefeitura Municipal.

Os encontros com os estudantes, do quarto ano do Fundamental I e segundo ano do Ensino Médio, totalizando um público de 610 alunos, tem enfoque nos 14 sítios arqueológicos na cidade, entre sambaquis e oficinas líticas, quer serviam para polimento de pedras formando objetos de caça e pesca, e envolvendo os conceitos e práticas relacionadas à valorização e salvaguarda do Patrimônio Arqueológico. Os professores e gestores escolares também recebem as orientações, mas em formato híbrido, sendo dois encontros virtuais e um na edição do Pirão Cultural, no dia 2 de abril.

Com os alunos do quarto ano do Fundamental I, será desenvolvida oficina de análise e interpretação de objetos, enquanto para os alunos do segundo ano do Ensino Médio, será realizada oficina de projetos, com a elaboração de anteprojeto integrando os sítios ao circuito turístico.

Além das ações de Educação Patrimonial, elaboradas em conjunto com a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, fazem parte do TAC a realização de sinalização de sítios arqueológicos cadastrados no município, o cadastramento de sítios arqueológicos reconhecidos e recadastramento de sítios arqueológicos sem georreferência.