EDUCAÇÃO LANÇA 1ª OLIMPÍADA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA E PROJETO MAIS MATEMÁTICA

A Secretaria de Educação realiza, no dia 3 de setembro, 1ª Olimpíada de Matemática de Bombinhas, com as escolas da rede municipal.

Bombinhas vive um momento de fomento à educação, como um todo, desde a Educação Infantil até ao Fundamental II, através de estratégias semelhantes aos jogos online, mas, com conteúdos pedagógicos, para de maneira lúdica persuadir o aluno a assimilar conhecimentos, quando a criança se apercebe, o conteúdo não apenas foi assimilado, como permanece consigo. Esta estratégia de ensino é denominada “gameficação”.

Esta ação integra o projeto Mais Matemática, que tem uma de suas primeiras atividades a Olimpíada que acontece no dia 3 de setembro. As provas serão aplicadas, do 5º ao 9º ano, nas escolas Básicas Municipais Dona Dilma Mafra, Edith Willecke, Pequeno Príncipe, Manoel Eduardo Mafra e Manoel José da Silva.

Além da prova da Olimpíada de matemática, será realizado acompanhamento online da evolução dos estudantes através da plataforma Khan Academy, para que ao final do ano sejam premiados os estudantes com maior pontuação, maior crescimento e maior conjunto de conteúdos dominados.

O objetivo destas ações do projeto “Mais Matemática” é aumentar o aprendizado dos estudantes, além da Olimpíada, somam as ações de reforço de matemática, acompanhamento e premiação para os melhores estudantes da Olimpíada Brasileira de matemática – OBMEP e capacitações para professores no uso de ferramentas tecnológicas. E a proposta é articulada com o Laboratório de Inovação em Tecnologia e Metodologia Educacional – LITEM.

O coordenador do projeto, professor Ricardo Osvaldo da Silva, explica que a gameficação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para tornar o ensino mais atraente para o estudante. “Nós pretendemos, que através dos jogos, nossos alunos aprendam matemática brincando”, destaca o professor.