ALUNOS DA EBM EDITH WILLECKE CONHECEM PROJETO CÃO GUIA

EBM Edith Willecke promove visita de alunos para conhecer projeto cão guia

Na tarde de 25 de setembro, os alunos dos dois oitavos anos da Escola Básica Municipal Edith Willecke, acompanhados pelo professor Nicésio Delfino e a diretora Silvana Leone, foram ao Centro de Treinamento de Cães Guia do Instituto Federal, em Camboriú. O objetivo da visita foi conhecer o projeto de treinamento e estabelecer o primeiro contato da aluna Isadora Mafra, com a instituição, que permitirá a ela um futuro mais independente.

Os colegas de turma além de incentivar a amiga, que possui apenas visão residual, voltaram emocionados com a relação estabelecida entre Isadora, os animais e o instituto. A diretora Silvana conta que a relação de respeito às individualidades é normal na unidade escolar, que possui duas alunas deficientes visuais, mas com o estreitamento sentimental, proporcionado pela atividade ampliou a valorização do ser humano, por parte de todos. “Foi um encontro, uma verdadeira aula de emoções, sentimentos, conhecimentos e igualdades”, enfatiza a diretora.

O agendamento ao instituto foi realizado, ainda, no primeiro semestre e há duas semanas confirmado pelos diretores do Centro de Treinamento. Mesmo sem integrar a celebração da Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva, a atividade acabou acontecendo, justamente, durante estes dias.

Entre os conhecimentos adquiridos, os estudantes descobriram que é o cão guia que escolhe seu “dono”, que é preciso ter 18 anos para se candidatar a ser escolhido por um deles, que a instituição presta este serviço gratuitamente e ainda, assistiram a um adestramento.

Atualmente existe uma fila de espera para ter um cão guia, e as inscrições abrem no ano de 2015. A escola assumiu compromisso com Isadora em realizar seu cadastramento no próximo ano, mesmo ela tendo apenas 13 anos, já que a fila de espera é grande e nacional.

A segunda aluna portadora de deficiência visual não quis conhecer o projeto, e teve seu posicionamento respeitado pela escola.