OLIMPÍADA MUNICIPAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Com o a missão de ensinar e aprender com a escrita, a Secretaria de Educação lança o projeto da Olimpíada Municipal da Língua Portuguesa – OMLP.

A Secretaria de Educação desenvolve desde agosto o projeto Olimpíada Municipal da Língua Portuguesa, que visa, além de aprender com a escrita, o despertar para a autoria e transformar ideias em contextos literários. São mais 800 alunos, dos 5° aos 9° anos, que através da prosa e verso, são estimulados a escrever o que veem, observam, percebem e sentem sobre lugar onde vivem – Bombinhas.

A primeira fase já foi concluída onde, cada jovem autor, foi encorajado pelos professores e grupo gestor a desenvolver ideias para compor crônicas, memórias literárias ou poesias. A próxima etapa acontece em outubro, com a seleção municipal de textos, para, finalmente, em novembro, a Olimpíada apontar os vencedores do concurso.

O Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, explica que a competição, afora os 15 finalistas, apontará inúmeros jovens autores, escritores competentes, com satisfatório desempenho linguístico. “Acreditamos que nossos alunos estarão, suficientemente, motivados a participar de outros processos avaliativos similar a OMLP. Na realidade esses métodos os transformam em cidadãos críticos e autonômos no uso da língua brasileira, em favor do acesso, qualificação profissional e elaboração de um discurso competitivo e emancipador”, enfatiza o secretário.

O programa da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa – OMLP, engloba um projeto maior, sob coordenação geral da professora Maria Inês Amaral, chamado Língua, Linguagens & (Con)Textos, que integra um conjunto de ações planejadas com o intuito da manutenção e incentivo das habilidades do ensino da língua materna.

A professora Maria Inês explica que, embora, a Olimpíada obedeça um cronograma de eventos, consiste em todo um processo de ensino, de aprendizagem e de criação, que, mesmo em meio a uma série de atividades, não tem a pretensão de encerrar-se em ações preestabelecidas. “É justamente, o contrário, nós queremos motivar à comunidade escolar, alunos e professores a permanente aprendizagem, apreensão e aquisição das normas, variações e infinitos contextos que permeiam a língua portuguesa e a sua consequente colaboração para a interpretação, a compreensão, reflexão e leitura das demais áreas do conhecimento e da própria Língua”, enfatiza a professora.

Este ano de 2014 marca uma série de inovações educacionais em Bombinhas. Vários projetos estão em desenvolvimento com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos da rede municipal, em todas as disciplinas, em especial nas pilastras que sustentam o ensino básico: matemática, ciências e língua portuguesa.