DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIA

Bombinhas participa em todos os segmentos do Dia Mundial de Limpeza de Praia

No último sábado aconteceu em Bombinhas o Dia Mundial de Limpeza de Praia, idealizado e promovido pela Associação Empresarial de Bombinhas – Aemb, com apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Educação, Saúde, Turismo, Fundação de Cultura e Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – Famab. Segundo a coordenadora do projeto, Roseli Capudi, foram 285 voluntários em todas as praias, que coletaram todo tipo de lixo, totalizando 265 sacos de 50 litros.

A grande representatividade deste ano ficou por conta da Secretaria de Educação, que transformou a ação em dia letivo, que contou com participação efetiva dos estudantes, tanto das escolas municipais quanto das estaduais. Mesmo a educação infantil, que a princípio iria como observadora, colocou a mão na massa na praia de Bombinhas, no bairro do Centro, e ainda somou ao contingente vários turistas que se interessaram pela atividade.

A auxiliar de coordenação Terezinha Martins Pinheiro e a gestora e coordenadora Dane Elisone Maria Nunes, do Centro de Educação Infantil Professora Débora Selma da Silva Santana, explicaram que durante a semana trabalharam este conteúdo com as crianças, para que os pequenos entendessem a atividade. “Eles trabalharam, vivenciaram com a imagens da praia que temos e a praia que queremos”, destaca Terezinha. Participaram da limpeza da praia de Bombinhas, 20 alunos, do CEI, de dois a cinco anos.

Houve conjuntamente a limpeza de praia, dois projetos simultaneamente: O Lixeira Legal e a oficina de Escultura de Areia.

As esculturas tiveram o objetivo de mostrar a arte para professores e comunidade, contou com a participação do Secretário de Educação, Alexandre André dos Santos, do professor de artes Edson Faria, da professora de língua portuguesa Maria Aparecida Leck Pscheidt e da prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha.

O artista Adlei Salinos Pereira, de São José, esculpiu três imagens na areia, um cavalo, um tubarão e o barquinho que foi encontrado na restinga no ano anterior. A peça foi recolhida pelos alunos da Escola Básica Municipal Manoel Eduardo Mafra, na campanha em 2013, e restaurado pelos próprios alunos. Atualmente encontra-se exposto em uma das paredes da secretaria da escola. “O intuito foi realizar o despertar e conseguimos. As esculturas na areia provocam, todos que passam na praia olham, e esta é a nossa ideia”, fala Mario Pera, presidente da Aemb.

Já o projeto Lixeira Legal, que se constituiu na pintura das lixeiras da praia de Bombinhas, receberam pinturas pelas crianças de imagens do mar. A princípio deveriam ser pintadas imagens do mar nas lixeiras pretas e nas verdes imagens de materiais recicláveis. Mas, conforme conta Fernanda Lemes, professora de artes da Fundação de Cultura, os pequenos se empolgaram e retrataram o mar em todas. “Eles tem que ter a liberdade da criação, se interferirmos não é mesma coisa”, foram pintadas 131 tubos de concreto que servem de lixeiras na praia. “Adoramos a ideia, a Amanda ajudou a pintar várias lixeiras”, fala Simone Panato com sua Amanda de apenas 5 anos, hóspedes da Vila do Farol.

Neste projeto participaram alunos de todas as unidades escolares e o destaque é para uma turminha animada da EBM Manoel José da Silva, sob a responsabilidade da professora Marina Vanessa Machado. “Pintar é legal, é difícil saber o que fazer, mas é muito legal”, destaca Gabriela Poffo do 7º ano 1 da EBM Manoel José da Silva.

Outra questão importante é que a quantidade de lixo diminui a cada ano, reflexo da reeducação ambiental que todos intencionam. “Ainda existe uma quantidade de dejetos que a maré trás e este lixo é a maioria recolhida. Percebemos uma redução significativa”, afirma Mario Pera.

Os organizadores, ainda, comemoraram a adesão extremamente significativa neste ano, já que com a presença dos alunos, somaram os pais, professores e o contingente aumentou bastante.