1ª CONFERÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DA CIDADE

1ª Conferência Extraordinária da Cidade

Acontece no dia 16 de outubro, a partir das 19 horas, a Conferência Extraordinária da Cidade de Bombinhas, na Escola Básica Municipal Manoel José da Silva, no bairro de Morrinhos. A nomenclatura de 1ª Conferência Extraordinária da Cidade, permanece mantida, devido a anulação da primeira tentativa, realizada no início do mês de setembro. A Conferência tem o objetivo de, após leitura, a aprovação pela plenária do regulamento, a Leitura Técnica e Comunitária, e a eleição dos delegados que representarão os segmentos da sociedade civil.

A primeira função de um delegado é representar o seu segmento, ou seja ele é a voz das pessoas que defende. E com os outros 36 delegados redigirá a minuta do Plano Diretor, a partir de todas as propostas colhidas nas oficinas e consultas públicas realizadas desde março deste ano. Esta minuta, após este processo de construção, terá que ser aprovada em audiência pública, item por item, pela população, e somente após este processo será encaminhada ao legislativo. Cada etapa de elaboração do texto da minuta de Revisão do Plano Diretor, poderá ser acompanhada pela população, e tem a sua publicidade garantida pelo Estatuto da Cidade, disponibilizada no Portal da Prefeitura de Bombinhas.

Para se candidatar a delegado o cidadão precisa ser maior de 18 anos e realizar o seu credenciamento a partir das 16 até às 19 horas, no dia da Conferência, conforme regulamento. Para estar apto a votar a comunidade, também, necessita realizar seu credenciamento no horário das 16 às 19 horas no dia da conferência, e ser maior de 16 anos.

Serão eleitos 74 delegados, sendo 37 titulares e 37 suplentes. O Governo nomeia seus representantes, sendo 15 titulares e 15 suplentes, e cabe à população eleger os 44 representantes da sociedade civil, na seguinte proporção:

• Movimentos Sociais e Populares: 09 Titulares e 09 Suplentes. Será eleito um delegado titular e um suplente cada para cada bairro do município (Mariscal, Canto Grande, Morrinhos, Zimbros, Sertãozinho, Bombas, José Amândio, Centro e Quatro Ilhas)
  • Trabalhadores: Entidades Sindicais 04 Titulares e 04 Suplentes
  • Empresários: Entidades de Classes 04 Titulares e 04 Suplentes
  • Entidades profissionais, acadêmicas e pesquisa: 03 Titulares e 03 Suplentes
  • Organizações não Governamentais: 02 Titulares e 02 Suplentes

Não existe representatividade sem participação, a sua presença é imprescindível, pois desta forma construiremos juntos o futuro de Bombinhas. O desenvolvimento sustentável de Bombinhas está em suas mãos.