EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO NA SEMANA DO DENTISTA NO JOSÉ AMÂNDIO

Na semana do dia 25 de outubro, quando se comemora o Dia do Dentista, a Equipe de Saúde Bucal do José Amândio realizou várias ações educativo-preventivas abrangendo diversos grupos populacionais e abordando temas que são essenciais para a saúde e o bem viver da comunidade local.

No CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) desenvolveu-se uma “Roda de Conversa Multidisciplinar”, em que participaram profissionais da área da Psicologia, Assistência Social, Enfermagem e Odontologia, além das Agentes Comunitárias de Saúde e da Auxiliar em Saúde Bucal, cada qual contribuindo com o respectivo domínio de conhecimento. A Equipe de Saúde Bucal orientou sobre o Câncer, que está entre as vinte doenças que mais matam no Brasil e no Mundo, cerca de 92 mil falecimentos no País. Em relação ao Câncer de Boca, o Brasil tem a 3ª maior incidência no mundo, só perdendo para Índia e Tchecoslováquia, apresentando 14 mil casos novos, levando 4 mil pessoas a óbito, onde se verificou que cerca de 83% dessa população, eram fumantes de acordo com estudos do Ministério da Saúde em 2010. Os participantes aprenderam que sempre que aparecer qualquer aumento de volume ou manchas que não desaparecem ou feridas que não cicatrizam em 20 ou 30 dias, inchaços, caroços ou ínguas no pescoço, procurem imediatamente a Unidade de Saúde. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.  Ao final da ação, foi entregue um informativo impresso sobre o autocuidado para o Câncer de Boca.

Na EBM Pequeno Príncipe, cerca de 260 alunos do fundamental, participaram de atividades de escovações supervisionadas e, posterior aplicação de Flúor concentrado. O objetivo é melhorar a eficácia de remoção de placa bacteriana pela escovação, sob supervisão do Dentista e o fortalecimento do esmalte dos dentes com o Flúor. Esta ação foi em parceria com professores e monitores da escola e a participação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Na EEB Maria Rita Flor, cerca de 160 estudantes do ensino fundamental participaram da atividade educativa de conscientização em relação às principais doenças bucais que podem aparecer, suas causas e respectivas consequências e principalmente como prevenir para que estas doenças não se desenvolvam. “Os profissionais de saúde, concernente à sua área de formação, deve-se ater em executar, numa frequência programada, o processo de “semear em saúde”, ou seja, a educação em e, para a saúde, perpetuada nas ações de promoção, objetivando elucidar os fatores causais das doenças, no sentido de que o paciente se conscientize e, se necessário, mude os hábitos prejudiciais para os saudáveis, deixando transparecer na sua qualidade de vida e no brilho saudável do seu sorriso”, declara o C. Dentista Carlos Takayuki Yamanaka.