OUTUBRO ROSA DA UBS DO CENTRO

Atividades diferenciadas com o objetivo de aumentar o elo entre comunidade e equipe de saúde é a tônica da UBS do Centro

A Secretaria de Saúde planejou junto as unidades de saúde básicas de Bombinhas, várias atividades em comemoração ao Outubro Rosa, todas com a finalidade de alertar a mulher sobre a sua saúde pessoal, principalmente em caráter preventivo.

A equipe da Estratégia da Saúde da Família, do bairro do Centro, realizou no dia 14 de outubro, uma atividade diferenciada para mais de 100 mulheres, uma tarde de lazer, descontração e alegria, através de um passeio de escuna com visitação à Ilha João da Cunha, mais conhecida como Ilha de Porto Belo. O passeio, ainda, contemplou os participantes do grupo de tabagismo, que conseguiram parar de fumar.

A enfermeira responsável pela Unidade de Saúde do bairro do Centro, Lucemar Dias, explica que o vínculo da equipe de saúde com a comunidade é a primeira ação que traz o resultado as demais atividades desenvolvidas na unidade. “O nosso objetivo é aumentar este elo entre a nossa comunidade e a equipe de saúde, e nada melhor, que unir o lazer com a informação para alcançar este intuito”, destaca Lucemar.

Além desta atividade, ainda, acontece no dia 23, na sala de eventos Praia do Ribeiro da Pousada Vila do Farol, a partir das 14 horas, uma palestra com o médico ginecologista Deocleciano Neto, com vagas limitadas. E durante todo o mês é proporcionado às mulheres que não podem se deslocar em horário normal a unidade de saúde para realizar o seu exame preventivo, atendimento em dias específicos, das 18 às 20 horas. Para tanto é necessário o agendamento prévio na UBS. Os dias em que acontecem estes atendimentos são: 20, 23, 27 e 30 de outubro.

A equipe da estratégia da saúde da família agradece aos apoiadores que, gentilmente , colaboraram com a atividade especial do passeio de escuna: ao Sr. Lucas proprietário da Escuna Porto dos Piratas, ao Sr. Dego mestre da embarcação, aos tripulantes pelo carinho e atenção, a administração da ilha de Porto Belo, a Secretaria da Educação que cedeu o transporte para 100 pessoas, a Secretaria de Saúde que forneceu as frutas, a Associação Bombinense de Atletismo – ABA, na pessoa do Sr. Cedi, que forneceu água mineral, a Dona Maria da Panificadora Beira Mar e ao Sr. Mario Pera que forneceram bolos e tortas.