PIRÃO CULTURAL E 6ª SEMANA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA UMA PARCERIA DE SUCESSO

Realizados em paralelo, ambos eventos, além do sucesso de público marcam pelo ineditismo da parceria

O último encontro de sabores e saberes idealizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, realizou sua última edição do ano de 2014, nesta quinta-feira, dia 27 de novembro. O projeto foi concebido de forma a privilegiar um restaurante parceiro em cada encontro, contemplando todos os bairros. O de novembro, além de encerrar as atividades do ano, marca pelo ineditismo da parceria com a 6ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda.

Com os dois acontecimentos em paralelo, primeiramente foi realizada a solenidade de abertura da Semana de Gastronomia, com a cantora Anna Lehn interpretando o Hino Nacional Brasileiro, acompanhada pela violinista Vanessa Pscheidt e o Coral Municipal entoando o Hino de Bombinhas, sob regência do maestro Henrique Fogaça, acompanhado pelos teclados do professor Edson Pereira. A cerimônia contou com as presenças da prefeita de Bombinhas Ana Paula da Silva, a Paulinha, do deputado estadual eleito neste pleito, Leonel Pavan, dos secretários de Turismo Luciano Marcondes de Bombinhas e André Luiz de Oliveira de Itapema, da presidente da Fundação de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, do presidente da Associação Empresarial de Bombinhas Mario Pera, da gerente do Sicredi empresa apoiadora do evento, Laíz Greco, do jornalista Valmir Grein representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da Tamara Lagarrea representando o Sebrae e do presidente do Costa Esmeralda Conventions &Visitors Bureau, Rogério Macedo.

Todos elogiaram a iniciativa e se demostraram sua alegria na parceria com o evento. A Prefeita Paulinha falou da preparação que o município passa na questão de infraestrutura para receber ainda melhor, ressaltou o trabalho em equipe para realização do bem comum e da vocação natural do turismo em Bombinhas. “Nós estamos aqui para realizar sonhos, para construir sonhos, e nós trabalhamos para que as coisas aconteçam, para que a s pessoas se sintam felizes”. Ainda falou das experiências gastronômicas que o evento possibilita e da importância em ter um setor bem preparado para receber os visitantes.

A presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, destacou que a culinária é uma das características mais importantes da cultura de um povo e da feliz parceria com o Convention Bureau e o restaurante da Pousada Vila do Farol para a concretização do Pirão Cultural em paralelo a Semana de Gastronomia. “É uma parceria feliz, porque valoriza esta parte cultural, que é a culinária, tão importante da identidade do nosso povo, trazer para este evento internacional as receitas feitas em Bombinhas que são repassadas de geração a geração é garantir que este processo tenha continuidade”.

Logo após a cerimônia de abertura, foi realizado o Pirão Cultural do mês de novembro, com a palestra da professora Yolanda Flores e Silva, doutora em antropologia e filosofia da saúde, que falou sobre “Patrimônio Agroalimentar”. Em sua explanação a professora enfatizou as histórias por trás dos alimentos, desde seu cultivo, colheita até seu manuseio no ato do cozimento. “Temos que nos lembrar que as pessoas são patrimônio, quando a gente recebe um título, não pode jamais esquecer que atrás dele têm muitas pessoas. Patrimônio não é somente a comida, são as histórias, os ingredientes, cada alimento tem uma história”.

Logo em seguida foi servido o coquetel pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e o prato típico local, pirão com peixe frito, pelo restaurante da Pousada Vila do Farol. Encerrando a noite o grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi da FMC realizou uma bela apresentação.

Até o dia 7 de dezembro, 31 restaurantes disponibilizam um menu construído, especialmente, para o evento, com o valor simbólico de R$ 39,90 por pessoa. E no dia 03, próxima quarta-feira, as 11 horas, será realizado no Abstrato Bistrô um workshop sobre Culinária Típica local, com a cozinheira bominense Dalvinha de Melo.