MOMENTO HISTÓRICO NO CULTURA NA RUA

No último sábado, dia 03 de janeiro, Bombinhas viveu uma noite que entra para a história local com a apresentação do grupo de Boi de Mamão Tradição do Canto Grande, na avenida principal do Centro. Formado por mais de 35 integrantes, com um histórico de pelo menos 150 anos de existência, foi a primeira vez que saíram de seu bairro natal para uma apresentação. Conduzido pelo “Mestre Sena”, intitulado Mestre da Cultura Tradicional de Bombinhas em 2014, encantou as centenas de expectadores presentes.

Foi formada uma roda pelo público para que o bicharedo pudesse fazer a manifestação e, um a um, os personagens entraram conforme a chamada do Mestre Sena e fizeram a alegria da criançada, que gritavam e riam ao ver a festa do boi e a bernunça engolindo os pequenos.

Durante 40 minutos os representantes desta manifestação que tem presença marcante na identidade local, mostraram uma pequena parcela do que é fazer cultura popular verdadeiramente, pois o grupo realiza este folclore de forma espontânea, com visitas de casa em casa no bairro do Canto Grande.

O guardador oficial e confeccionador do bicharedo, Leco, nascido Manoel José dos Santos Filho, pescador e uma habilidade invejável para confeccionar o folguedo, que em breve embarcará para exercer sua atividade profissional, fala orgulhoso do bicharedo e de suas raízes. “Eu não saio do meu lugar para ir para outro. É lá que nós temos casa né? Aqui foi lindo, maravilhoso, mas é uma exceção, eu faço os bichos para brincar lá”, enfatiza Leco.

O Mestre Sena, versador de improviso e o homem que conduz o grupo junto com seu fiel escudeiro Leco, fala com o conhecimento de toda a sua família. Aprendeu com o pai, e seu pai com o avô, e assim o saber é repassado de geração a geração. Nasceu em casa, na praia da Conceição, de tronco familiar tradicional, humilde, de gente que sempre viveu da pesca e da agricultura, tem em suas veias a maior herança de sua família: o dom da poesia e do improviso. Explica que diferentemente do Boi de Mamão teatralizado que é feito na região, com ensaios, versos decorados, com a participação da benzedeira, o seu é totalmente no improviso, na vontade de brincar, com participação da comunidade cantograndense de forma instintiva. “O nosso boi é de improviso, na brincadeira. A bicharada cansa e só de olhá-los eu sei quando temos que parar, existe este respeito mútuo. Hoje a maioria das apresentações são teatralizadas, nós fazemos como antigamente, de raiz mesmo”, ressalta o Mestre Sena.

Quem presenciou este momento que a Fundação de Cultura de Bombinhas oportunizou, realmente, o trará por muitos anos na memória. Não havia como ficar indiferente e não ter a pele arrepiada com tamanha sensibilidade, alegria, maestria e orgulho por ser parte de uma comunidade tradicional. Durante a apresentação a Fundação de Cultura proporcionou a degustação da bebida típica Consertada, que foi feita pelas mãos da Mestra Salete Pinheiro.

A degustação contou o apoio dos restaurantes Abstrato Bistrô e Recanto do Marujo.

As apresentações do projeto Cultura na Rua tem uma programação intensa para todo o verão e aos sábados é realizada no Centro de Bombinhas, na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, entre as ruas Pirajica e Dona Dilma Mafra, a partir das 21 horas e este mesmo trajeto é interrompido para as intervenções, a partir das 20 horas. Mais informações sobre a programação na página www.facebook.com/culturabombinhas.