BOMBINHAS REALIZA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NA CORRIDA DE SÃO JOSÉ
No domingo, 12 de abril, a comunidade pesqueira bombinense pegou a estrada rumo São José para a 1ª edição da Corrida de Canoa a Vela. Com uma delegação de, aproximadamente, 60 integrantes, Bombinhas foi para realizar uma participação especial, já que a competição foi de canoa a vela, batelão e canoas a remo de borda lisa.
Numa demonstração de camaradagem e unificação, representantes de vários bairros bombinenses se reuniram na praia josefense no Centro Histórico com duas canoas: a Samaria, da praia do Mariscal e a Janaína, da praia de Bombas. O transporte destes artefatos preciosos para os pescadores e suas famílias é uma manobra delicada que requer a colaboração de muitos braços e foi possível graças ao apoio cultural da RMD Terraplenagem.
Um dos integrantes da delegação, o Vavá (Lindomar Olimpio), participou da competição a vela, recebeu o convite do pescador e barqueiro da Costa da Lagoa, Ednaldo Darci Albino, também filho e neto de pescador, como o companheiro de competição. A parceria deu certo e a equipe, com a embarcação Dom Yan, chegou na terceira colocação.
A dupla não se conhecia e a amizade nasceu ali naquele momento. “Eu precisava de um companheiro, convidei o Vavá e foi uma parceria vencedora. A velejada foi tranquila só faltou um pouco mais de vento”, destacou Ednaldo, o pescador florianopolitano.
O pescador bombinense não usava uma embarcação a vela há mais de 20 anos e estava realizado com a participação. “Eu tenho uma vela guardadinha lá casa para usar numa baterinha, vou sair de vez em quando, agora competição é diferente né? Mas a velejada foi tranquila, o patrão é muito bom”, enfatizou Vavá.
A ida a São José foi uma confraternização, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, entre as diversas comunidades existentes em Bombinhas e na região. Um sentimento muito presente na maioria dos pescadores locais, é o saragaço, a participação, é mostrar as canoas bombinenses e possibilitar uma unificação entre a camaradagem em torno desta atividade, que é uma das características mais marcantes da identidade cultural, não apenas bombinense, mas de todo o litoral catarinense. Este sentimento é que faz com que a tradição seja mantida e repassada de geração a geração.
O próximo compromisso da comunidade pesqueira bombinense, integrada a população em geral e visitantes que desejarem participar, é a Abertura da Pesca da Tainha que acontece na Praia de Bombas, com acesso pela Rua Tucano, às 10 horas, no dia 3 de maio.