CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA
Com o objetivo de reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe, a vacina que será oferecida a partir desta segunda-feira (04) pelas Unidades Básicas de Saúde do Município é segura e fundamental para garantir a proteção da população mais vulnerável aos vários tipos de gripe influenza.
No sábado, dia 9 de maio, considerado o Dia D da campanha, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17 horas para a aplicação da vacina, facilitando o acesso dos que não conseguem se dirigir às unidades em dias de semana.
O público-alvo da campanha são:
• Adultos com 60 anos ou mais
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
• Trabalhadores da saúde
• Indígenas
• Gestantes
• Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto)
• Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis
• Outras condições clínicas especiais
“A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente”, ressalta Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Dumara Cristina Coltts.
As infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência nos meses do inverno e outono. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
“É possível reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus com atitudes simples, como cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir. Outras recomendações são: evitar locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão, manter a janela do transporte coletivo aberta mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente no lixo os lenços de papel”, informaDumara Coltts.
A meta e vacinar um total de 3.630 pessoas no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.