CULTURA E TURISMO BOMBINENSE PRESENTES NA BNT 2015

No último final de semana, 22 e 23 de maio, foi realizada a 21ª edição da feira de Negócios BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos 2015, pela primeira vez no centro de Eventos de Itajaí, popularmente conhecido por Parque da Marejada.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico esteve presente com estande próprio e no estande do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – Citmar, junto aos outros nove municípios que integram a região da Amfri, com o objetivo de apresentar os atrativos naturais e histórico-culturais, a infraestrutura da cidade e roteiros para o ano todo. Foi realizado distribuição de material impresso e atendimento ao público e divulgação de informações sobre a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, no sábado no estande de Bombinhas.

Outra questão importante é que a BNT 2015 marca o início dos trabalhos da nova secretária de Turismo, a bombinense Sabrina Erinete de Souza, empresária que atua no ramo da gastronomia e eventos.

A cultura bombinense se faz presente em três ações: na gastronomia típica, no roteiro cultural da região e apresentação do grupo de Boi de Mamão “Eira meu Boi”, da Fundação de Cultura.

Durante todo o evento houve degustação do tradicional licor bombinense, a Consertada e também de Beijú, uma espécie de biscoito feito a partir da massa de mandioca antes de ser torrada para se tornar farinha de mandioca.

A iniciativa do Roteiro Cultural é do Citmar em parceria com o Sebrae/SC, e trata-se de uma ferramenta para fomento da atividade turística. São mais de 100 atrativos que abrangem patrimônio cultural material e imaterial. Em Bombinhas são 12: Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (no morro entre as praias de Bombas e Bombinhas), Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (bairro Centro), Museu Comunitário Engenho do Sertão, Museu Aquário Marinho e Museu Naval Casa do Homem do Mar, Biblioteca Cruz e Souza, Atelier Alejandro Lopes, Atelier Casa da Cerâmica (Roger Bally), Oficina Lítica da Prainha, Cruz da Praia de Fora (praia de Quatro Ilhas), Miriam Vacarelli Ateliê e Feira de Verão de Artesanato (rua Parati sentido praia, Centro).

Já o Eira meu Boi se apresentou para um público seleto formado por agentes e operadores de viagens do Brasil e exterior na sexta-feira. Em vez de ir para um palco tradicional o grupo bombinense passeou com a cantoria e o bicharedo pelos corredores da feira, fez uma parada estratégica no estande de Bombinhas e terminou sua apresentação no lançamento das festas típicas de Santa Catarina.

A Presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, destaca a parceria entre a cultura e o turismo para desenvolver um trabalho uníssono no município. “A oportunidade de termos um roteiro cultural para nossa região fortalece o trabalho desenvolvido pelas instituições culturais e realça a importância das especificidades de cada município”, enfatiza Nívea.

A edição de 2015 da BNT Mercosul recebeu 6.918 participantes, segundo Jair Pasquini, um dos organizadores do evento, procedentes de 20 estados brasileiros e de mais cinco países: Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai. Foram 483 empresas expositoras em 131 estandes.

A participação na feira possibilitou a divulgação dos diversos atrativos de Bombinhas, afinal a península oferece muito mais que praias paradisíacas, tem cultura e uma gente acolhedora que encanta quando apresentada aos visitantes.