FAMAB INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE REDES ILEGAIS

A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Pesca tem aumentado as ações de fiscalização no combate às redes ilegais dentro da área do município. Um serviço de atendimento por telefone foi implantado para receber as denúncias da população e a fiscalização com a embarcação da Secretaria de Pesca começa a ser feita no mínimo duas vezes por semana, de acordo com a demanda de denúncias ou pedidos recebidos.

Na quarta-feira, dia 17, uma equipe formada pelo Secretário de Pesca, Valdinei Miguel Vital, o Presidente da FAMAB, Flávio Steigleder Martins, a bióloga Gabriela Lúcio Pozza e o Diretor de Fiscalização e Licenciamento da FAMAB, Cássio Roth Bruns, saiu do centro e percorreu de barco todo o costão de Bombas. A solicitação veio da Associação de Pescadores que recebeu informações de redes de pesca bate-bate em área ilegal porém, nenhuma rede foi encontrada.

A fiscalização está sendo feita para preservar nossos ecossistemas e recursos naturais. “Sempre encontramos muitos pescadores profissionais em nossa rotina de fiscalização que estão pescando adequadamente. Nessa operação mesmo, tinha vários pescando, de forma correta”, informou Valdinei Miguel, Secretário de Pesca.

A utilização de redes só pode ser feita após uma milha náutica da praia e a partir de 300 metros do costão. “A pesca irregular afeta e prejudica os pescadores que dependem da saúde destes ambientes para sua sobrevivência. Essas redes no costão fazem uma pesca que se caracteriza como predatória, prejudicando a conservação do meio ambiente marinho e a pesca artesanal. Por isso são proibidas”, concluiu o Presidente da FAMAB, Flávio Steigleder Martins.

O telefone para denúncias ou pedidos de fiscalização é o 47 3393-9538, na FAMAB, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e de 13h30 às 17h30 e o plantão 24 horas atende no 47 9706-8536.