PROJETO INCENTIVA E AJUDA A APRENDER MATEMÁTICA

O projeto de matemática da Secretaria de Educação, iniciou o ano letivo de 2015 fortalecendo ainda mais a parceria com a Fundação Lemann, onde o projeto Khan Academy (maior plataforma online do mundo para se aprender matemática), continua auxiliando nossos alunos nas suas dificuldades. A novidade fica por conta do PROGRAMAÊ, que visa aproximar os jovens de todo o Brasil à prática de programação de computadores.

A criação da OMMB (Olimpíada de Matemática de Município de Bombinhas) em 2014, possibilitou o diagnóstico das principais dificuldades dos nossos estudantes. A primeira edição foi um sucesso e, em 2015, a primeira fase da segunda edição já aconteceu em abril, onde 950 alunos foram contemplados. Esse conjunto de ações possibilita elevar os índices de desempenho dos alunos preparando-os também para competições nacionais como a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a OBM – Olimpíada Brasileira de Matemática.

O projeto Khan Academy tem se tornado referência para outras cidades de Santa Catarina: Criciúma foi a primeira cidade a querer conhecer o projeto em Bombinhas. As Coordenadoras Pedagógicas, visitaram as escolas da rede municipal no dia 3 de junho para conhecer o projeto. A equipe viu o trabalho desenvolvido nas escolas Pequeno Príncipe e Dilma Mafra, e no segundo momento tiveram uma palestra com o coordenador do projeto de Bombinhas para saber quais recursos a plataforma oferece.

A Secretaria de Educação de Joinville também demostrou grande interesse pelo projeto. Uma palestra que será realizada no mês de julho em Joinville, ministrada pelo coordenador do projeto da Secretaria de Educação de Bombinhas, Ricardo Osvaldo da Silva para os professores da rede de Educação. Serão demonstradas as vantagens e utilidades da plataforma, que é gratuita e está acessível para todos.

O Secretário de Educação, Omar Osni de Mello destaca “esses projetos contemplam dois grandes desafios para a Educação: a inserção das novas tecnologias na pedagogia e o aprendizado mais efetivo da matemática pelos nossos alunos”.