EBM MANOEL JOSÉ DA SILVA INICIA PROJETO DE HORTAS

O Projeto Hortas Escolares chegou na EBM Manoel José da Silva. O grupo de Atendimento Especial, de responsabilidade da professora Sarita Leandro, iniciou o projeto com a “Hora do Chá”, onde os estudantes apreciaram um bom chá de hortelã em roda de conversa, que tinha como tema principal, a construção da horta na escola e a importância das plantas em nossas vidas, como também a autonomia dos alunos frente a suas limitações.

“Um município como o nosso, que possui grandes atrativos naturais, belezas e diversidades ecológicas e possui uma Taxa de Preservação Ambiental, tem a obrigação de investir sempre em educação ambiental. É o que estamos fazendo com esse projeto maravilhoso, estimulando nossas crianças a conhecer o bem que a natureza pode nos proporcionar”, destacou a Prefeita Paulinha.

A parceria estabelecida, comprova que é possível desenvolver um trabalho onde os alunos sejam protagonistas do processo, participantes efetivos de todo o movimento onde o ensinar e o aprender caminham juntos. Com o trabalho integrado e planejado traçou-se o melhor caminho possível para proporcionar significado e contexto para todos os estudantes envolvidos.

O Atendimento Especial acolhe hoje ao todo dezesseis estudantes. O próximo passo foi a exemplificação prática do que é uma horta. O restaurante Bistrô do Morro abriu suas portas e recebeu professoras e estudantes nos seus canteiros, estufa e paisagens. Após esse momento de sensibilização o grupo construiu, plantou, cuidou e colheu cultivos variados como hortaliças, temperos e chás. Em sala, tiveram a oportunidade de pesquisar sobre os benefícios dos alimentos para a saúde humana e principalmente perceber que os produtos da horta estão protegidos de agrotóxicos.

No dia 1º de setembro os estudantes da instituição puderam degustar, na merenda escolar, uma salada de alface orgânico produzido na horta da escola. Momento que oportunizou o envolvimento dos demais estudantes, professores, gestores e merendeiras no Projeto Hortas Escolares.

“Desenvolver o projeto com o grupo de atendimento especial está sendo um grande desafio. Com o apoio e carinho da professora Sarita o grupo me cativou e me estimula a aprimorar minha prática pedagógica! Um dos depoimentos que mais me comoveu no nosso planejamento, foi quando a Sarita afirmou que foi a primeira vez que ela vivenciou o grupo falando e pensando junto sobre o mesmo assunto”, afirma a professora Ana Maria Elias Rodrigues, responsável por desenvolver o projeto.