PROJETO BIBLIOTECA VIVA RECOMEÇA SUAS ATIVIDADES

O Projeto Biblioteca Viva, da Secretaria de Educação de Bombinhas, quer desenvolver o gosto e o hábito da leitura na criança, deixando fluir sua criatividade, por meio de performances literárias. Mais do que ler uma história, a criança passa a fazer parte dela, identificando-se com seus personagens e vivendo suas passagens. Além de tudo, o contato com a literatura propicia o reconhecimento da dimensão estética da linguagem e ampliação do vocabulário infantil.

O Projeto é voltado para alunos do Pré I até o 2º ano do Fundamental I, dos Centros de Educação Infantil Débora Selma da Silva de Santana, Arco Íris, Sítio do Pica Pau Amarelo, Peter Pan, Cantinho da Felicidade e as Escolas Básicas Municipais Edith Willecke, Pequeno Príncipe, Dona Dilma Mafra, Manoel Eduardo Mafra e Manoel José da Silva, que poderão ouvir as histórias e assistir a apresentações teatrais. Porém, alunos de 3º ao 9º ano podem ter a oportunidade de receber o Projeto em suas escolas, a partir da solicitação dos professores.

A professora Rosângela Boeno, coordenadora do projeto explica que o intuito é dar ao livro a sua verdadeira importância. “Queremos despertar, incentivar e promover a leitura e a fruição da literatura como arte. Transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar e social na qual o educando está inserido”, explicou Rosângela.

Durante todo o ano acontecerão sessões de contação no auditório da Prefeitura de Bombinhas, e também nas escolas. Nos próximos dias 13 e 14 de abril, é a vez dos alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental. Os encontros continuarão acontecendo uma vez por mês durante todo o ano.