PIRÃO CULTURAL DE ABRIL

O mês de abril traz para o Pirão Cultural o debate acerca do tema Identidade Cultural. O acontecimento itinerante, este mês aporta no bairro de Morrinhos, no Alquimista Burger, na próxima quinta-feira, dia 28 às 19 horas, e tem como palestrante a pesquisadora da cultura popular Cristiane de Jesus, personalidade conhecida no meio cultural regional.

Tradicionalmente o Pirão oferece uma discussão saudável, esclarecedora e apaixonante sobre um tema das diversas manifestações culturais presentes no patrimônio humano. Realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, é abraçado por um restaurante parceiro que, além de oferecer o espaço, proporciona a degustação de um dos pratos principais da mesa típica local: o pirão com peixe frito.

Essas noites costumam ser mágicas ao aliar o conhecimento regado a uma atração artística que finaliza com chave de ouro o Pirão. Esta edição traz o grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, da FMC, que realiza sua primeira apresentação do ano no belo e amplo espaço do Alquimista Burger.

Para participar é necessário fazer inscrição, pois as vagas são limitadas, pelo telefone 3264-7478, sede administrativa da FMC, ou através do link: http://goo.gl/forms/t1j0mVeqAq, que encontra-se no blog da Fundação (www.culturabombinhas.sc.gov.br)

Cristiane de Jesus

Formada em pedagogia, pela Universidade do Vale do Itajaí, a professora Cristiane de Jesus atuou na APAE, de Bombinhas/Porto Belo, durante 15 anos, Também integrou o quadro profissional dos docentes da rede municipal de ensino de Porto Belo e da rede municipal de Bombinhas de 1992 a 1997.

Foi Secretária de Educação de Porto Belo e durante oito anos comandou a Fundação Municipal da Cultura, também do município de Porto Belo, a qual foi fundadora em 2008. Ainda em 2008 integrou a comitiva catarinense que participou de um curso sobre a Cultura Açoriana, no Arquipélago dos Açores, em Portugal.

Ajudou a criar o Conselho Regional de Cultura da Amfri, do qual exerceu a presidência por duas vezes.

Colaborou na coordenação do Projeto da Epagri/SC: Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural e representou o estado no ano de 2011 levando esse Projeto para o Peru, mostrando as riquezas de Santa Catarina.

Entre os anos de 2013 e 2015 foi gerente regional de Turismo, Cultura e Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em Itajaí.

Atualmente é Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, e é acadêmica do curso de Gestão em Políticas Públicas. Tem na Cultura Popular, especificamente a de raízes na identidade cultural, sua grande paixão, e no decorrer de sua vida profissional e pessoal tem se dicado a esta pesquisa.

O que: Pirão Cultura de abril

Tema: Identidade cultural

Palestrante: Cristiane de Jesus – pesquisadora da cultura popular

Onde: Alquimista Burger, Rua Giesta, 641, esquina com a Av. Professor João José da Cruz, Morrinhos.

Quando: 28 de abril, quinta-feira, às 19 horas.

Inscrições:(47) 3264-7478 sede administrativa da FMC ou http://goo.gl/forms/t1j0mVeqAq, blog da Fundação de Cultura (www.culturabombinhas.com.br).