ESTUDANTES DE BOMBINHAS PARTICIPAM DA OBMEP

Os alunos da rede municipal de ensino de Bombinhas, que estão cursando do 6º ao 9º ano ou do EJA, participam nesta terça-feira, dia 7 de junho, da primeira etapa da Olímpiada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. As provas serão realizadas nos três turnos nas escolas D. Dilma Mafra, Edith Willecke e Manuel José da Silva para 972 alunos participantes.

As provas da 1ª fase, composta por 20 questões objetivas (múltipla escolha), foram aplicadas pelas próprias escolas, seguindo o gabarito fornecido pela organização da OBMEP. A 2º fase acontecerá no dia 10 de setembro com os melhores selecionados na primeira fase, e será composta por questões dissertativas, onde os alunos devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. Serão realizadas em nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e a correção será feita por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da OBMEP.

A prova pretende avaliar o conhecimento geral da disciplina e ajuda o aluno a se familiarizar com esse tipo de prova, visando à preparação para o Enem além de revelar talentos. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005, é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e este ano contabilizou 17.839.424 alunos inscritos.

Premiações

Os resultados da OBMEP 2016 serão divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br) no dia 30 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), e cerca de 46.200 com menções honrosas. Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.