LANÇAMENTO DO LIVRO “A EIRA, A RODA E O TEMPO: UM RETRATO DE BOMBINHAS A PARTIR DO OLHAR DE SEUS MORADORES

A Eira, a roda e o tempo: Um retrato de Bombinhas a partir do olhar de seus moradores” é o primeiro livro da escritora e jornalista Márcia Cristina Ferreira, conhecida por todos como Marcinha, que conta a história do município de Bombinhas. São 16 capítulos, cada um retratando um tronco familiar tradicional diferente, onde um membro, normalmente o mais velho vivo, é perfilado. Através dos perfis a autora se debruça nja história de vida daquele tronco e, consequentemente, a de Bombinhas, já que memória nunca é individual, e sim coletiva.

Marcinha é Jornalista, escritora, pesquisadora da cultura popular, fotógrafa e musicista, Trabalha com a cultura popular, a tradição oral e a memória desde 2007. É especializada em jornalismo literário e cultural, e retrata através de pesquisas a partir da história oral e história de vida, o cotidiano bombinense, tão rico e especial. O livro é primeiro de dois volumes e é realizado através de pesquisas feitas no período de 2011 a 2016.

O lançamento acontece na sexta-feira, dia 25 de novembro, dia de Santa Catarina, no restaurante Olímpio, na rua Tucano, 55, Bombas, Bombinhas/SC, às 20 horas. O livro é publicado através do patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas de 2015, disponibilizado por meio da Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Bombinhas. E trata-se do terceiro projeto concretizado de um total de sete.