EMOÇÃO E MUITOS CAUSOS NO LANÇAMENTO DO LIVRO DE MESTRE ATÍLIO ANTÃO

A manhã de carnaval, de 28 de fevereiro, radiante e calorosa foi a data eleita pela Associação Cultural Zé Amândio para o lançamento do livro “Causos de Atílio Antão”, no Museu Comunitário Engenho do Sertão. E o que não faltou foram histórias, ora narradas pelo escritor e Mestre da Cultura Tradicional de Bombinhas, na categoria literatura, Atílio Antão, ora protagonizadas pelos presentes neste momento tão especial.

Seu Atílio, aos 86 anos, esbanjando talento, disposição e saúde autografou um a um os mais de cinquenta exemplares entregues no lançamento, tendo sempre ao lado os olhos compassivos e amorosos de dona Tereza, a noiva de 73 anos, que daqui duas semanas se torna esposa.

Nascido, criado e morador do bairro Morrinhos, escreve e fala com a propriedade de quem viu Bombinhas se transformar, a luz elétrica chegar, as mudanças na vida das pessoas, a emancipação da cidade, é de fato uma testemunha do tempo. Seu livro é uma compilação de seus versos, uma pequena parcela de seu acervo, que inicia com narrativas de em usos e costumes e termina nos causos. É, portanto, mais uma obra de salvaguarda da cultura tradicional bombinense. Escritor desde criança Mestre Atílio recebeu essa veia artística de seu avô Antão Fagundes dos Santos. “Olha é surpreendente ter um livro com os meus versos publicados, porque meu pai não sabia ler, minha madrasta também não, minha mãe morreu eu tinha sete anos. Eu aprendi a ler e a escrever com a minha força de vontade”, conta o Mestre.

O livro é o resultado do edital do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas de 2015, tem a organização feita pela Associação Cultura Zé Amândio, proponente do projeto, e pelo Instituto BoiMamão, e as ilustrações são de Telma Mafra. “A ideia era fazer um material didático, que possa ir para escolas e ser usado, por isso foi organizado de forma bem lúdica” explica Fernanda Nadir da Silva, presidente da Associação cultural Zé Amândio.

A secretária de Educação, Fátima Brizola, fez questão de prestigiar o lançamento e estava encantada com os livros que a educação municipal tem para trabalhar com os alunos, oriundos do Fundo, e ressalta que o currículo escolar tem que ser trabalhado de forma plena. “Nós temos que ter em mente a construção de um aluno crítico, sujeito da própria história, um aluno que tenha uma visão de todo o contexto em que ele vive, para que a partir desse conhecimento local ele possa se projetar num conhecimento global. Primeiramente temos que saber quem somos e de onde viemos, para entender para onde vamos”, destaca a professora Fátima Brizola.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, não escondia a emoção de ver mais um projeto entregue a comunidade. “É uma satisfação enquanto gestora ver os belos trabalhos realizados com os recursos do edital do Fundo de Cultura, é muito importante para a comunidade ver o resultado da aplicação do recurso público, e também, como representante desta comunidade é maravilhoso ver a nossa história receber mais este registro, ver a salvaguarda do patrimônio imaterial, a nossa cultura tradicional tão valorizada”, enfatiza Nívea Maria.

Nos próximos dias as organizadoras entregarão os livros nas escolas bombinenses, e caso alguém tenha interesse em ter um exemplar, basta enviar um e-mail para Fernanda Nadir da Silva, da Associação Cultural Zé Amândio – nanda_cultura27@hotmail.com ou para o Instituto Boimamão na pessoa de Rosane Luchtenberg contato@institutoboimamao.org.br