PROJETO SORRIA BOMBINHAS ORIENTA CRIANÇAS E JOVENS

O Projeto Sorria Bombinhas! foi elaborado pela Equipe de Saúde Bucal do município, coordenada pelo Dr. Carlos Eduardo de Oliveira Soares, com o objetivo de promover, educativa e preventivamente, a saúde bucal dos estudantes do berçário ao 5º ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de ações educativas do 6º ano ao 2º grau nas instituições de ensino municipais e estaduais.

O maior objetivo do projeto é a institucionalização da escovação pós-merenda diária nas creches e no ensino fundamental até o 5º ano. Serão beneficiadas com o Projeto em torno de 4.300 alunos e, indiretamente, mais de 2.000 famílias bombinenses.

A primeira fase do projeto encerrou-se neste mês, no bairro do José Amândio, com a realização dos processos de sensibilização, fundamentação, capacitação e treinamento de todos os componentes da Equipe de Saúde Bucal e dos setores educacionais, onde os principais colaboradores são os professores e monitores, responsáveis para o desenvolvimento das escovações pós-merenda. No mês de abril começam os levantamentos de índices de cárie nas crianças de 5 a 12 anos de idade.

“Nos dias de hoje, vivemos num cenário realístico de incertezas nos vários âmbitos de nossa sociedade, há uma necessidade de uma reformulação dos conceitos essenciais do ser humano. E este processo, só será possível, pela educação das nossas crianças. Vamos semear os bons hábitos para que, num futuro próximo, possamos colher sorrisos de saúde e felicidade. Agradeço a todos pela colaboração”, comentou Carlos Takayuki Yamanaka, Cirurgião Dentista do José Amândio.