MARIA LEITURA E LIA LIVROS, ESPECIALMENTE PARA O GOVERNADOR

O início da tarde da quarta-feira, 28 de junho, marcou o lançamento do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam 2017, para as cidades da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri, realizado pelo próprio Governador do Estado, Raimundo Colombo. O acontecimento conduzido pela presidente da Amfri, Ana Paula da Silva, a Paulinha, prefeita de Bombinhas, com a presença dos deputados estaduais Darci de Matos, Gabriel Souza e Jean Kulmann, e dos Secretários de Estado Leonel Pavan do Turismo, Cultura e Esporte – Sol, e Edson (Periquito) Renato Dias da pasta de Desenvolvimento Regional de Itajaí, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais.

Já na abertura a alegria, descontração e a leveza da poesia ganhou o espaço com a declamação de Maria Leitura e Lia Livros, Sofia Lessa e Josiani Muriel da Silva respectivamente, personagens literárias da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. A dupla, mãe e filha, declamaram versos feitos pela poetisa Deise Melo de Souza, futura imortal da Academia Bombinense de Letras. O convite partiu da prefeita de Bombinhas que quis proporcionar um mimo, uma singela homenagem ao Governador.

As personagens foram criadas em 2015 e a princípio eram duas, Ana Conto e Maria Leitura, e partir desta apresentação tornaram-se um trio com o acréscimo de Lia Livros, a ideia é continuar as exibições em duos, mas sempre havendo uma a mais para revezar. “Participei da criação das personagens Ana Conto e Maria Leitura, sempre dirigi os ensaios, orientei e cuidei delas, mas nunca pensei que um dia declamaria os versos junto com a Sofi na pele de uma personagem. Foi diferente. Um desafio, para mim e para ela. A personagem Lia Livros foi criada pela Deise que me emprestou de coração para compor a dupla com a Sofi”, ressalta Josi, que é coordenadora do Projeto Oficinas Culturais. A terceira personagem, Ana Conto, é da poetisa Márcia Sena.

No final da apresentação Maria Leitura abraçou o Governador Raimundo Colombo e lhe fez o pedido muito especial, bem baixinho no ouvido, de olhar com carinho para o projeto da ampliação da Casa de Cultura Piana do Crivo que encontra-se na Sol para apreciação, e o mesmo sinalizou positivamente, ainda, elogiou o desempenho das meninas e da cultura bombinense.