AÇOR 2017

Na última quinta-feira, 21 de julho, foi realizada a reunião do Conselho do Núcleo de Estudos Açorianos – Nea, em Florianópolis, conduzida pelo coordenador o historiador Francisco Pereira, com a presença de 31 representantes dos municípios que têm a cultura de base açoriana em sua identidade. A deliberação mais importante, e tão esperada, foi sobre a cidade-sede da 24ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que será realizada em Palhoça, na Enseada do Brito entre os dias 10 e 12 de novembro.

Os preparativos estão a todo vapor tanto que o vice-prefeito de Palhoça, Amaro Junior, juntamente a sua equipe da Cultura, se fez presente na reunião e relatou aos conselheiros as providências tomadas e em andamento, tranquilizando a todos devido ao curto espaço de tempo de organização, e falou da satisfação em receber o 24º Açor em sua cidade. “Acredito que a festa deixará o legado de uma festa açoriana municipal no bairro Enseada de Brito, e esse resgate cultural é o que mais me motivou. A comunidade está muito empenhada, ficou muito feliz com a possibilidade e agora com a aceitação do Nea a notícia dará muita satisfação e expectativa. Vai ter muito trabalho, sabemos disso, mas faremos uma linda festa”, destaca o vice-prefeito.

A Fundação de Cultura de Bombinhas participa ininterruptamente do maior festejo da cultura açoriana das Américas desde 2013, e vivenciou seu ponto máximo ao sediar o festejo em 2015. Além de estande próprio expondo a cultura bombinense, levará apresentações locais para o festejo e se se articula nas indicações para o Troféu açorianidade. Atualmente Bombinhas é detentora de 11 Troféus Açorianidade: Instituição Escolar (EEB Maria Rita Flor), Artesão (Cipriana Luíza Pinheiro), Artista Plástico (Miriam Vaccarelli), Grupo Folclórico (Grupo Mixtura), Pesquisador (Vera Eli Pereira Pires, Rosane Luchtemberg e Luiz Antonio Patricio), Instituição Superior/Cultural (Instituto BoiMamão), Administração Municipal, Empresa/Patrocínio ou Veículo de Comunicação (Pousada Vila do Farol) e Cidade-Sede.

Além da FMC, têm assento no Conselho do Nea o Grupo Folclórico Mixtura e o Instituto BoiMamão, e assim como a Fundação de Cultura, todos aguardam ansiosos para vivenciar mais este momento célebre da cultura de base açoriana.