FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA 2017

Está aberto o Edital do Fundo Municipal de Cultura 2017, que seleciona projetos culturais que receberão patrocínio do poder público. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 9 de outubro, e segue até dia 8 de novembro. São quatro cotas, distribuídas da seguinte forma: uma cota de R$ 30.000,00, uma cota de R$ 20.000,00, quatro cotas de R$ 10.000,00 e duas cotas de R$ 5.000,00, totalizando 100 mil reais, sendo que os projetos precisam estar em consonância com as estratégias do Plano Municipal de Cultura. Podem participar artistas e produtores culturais que comprovem residência em Bombinhas de no mínimo cinco anos, e dois anos de atuação na atividade artística e cultural proposta. O edital na íntegra encontra-se no site institucional da Prefeitura de Bombinhas (www.bombinhas.sc.gov.br), na aba “Transparência”, no ícone “Editais 2017”, ou no link: goo.gl/h4AEB7.

A primeira edição do Fundo Municipal de Cultura de Bombinhas aconteceu em 2015 e propiciou sete projetos patrocinados com o recurso, que estão à disposição da comunidade, não apenas local, mas distribuídos pela região, pelo Estado, alguns no cenário nacional e outros já chegaram até a Europa, ou seja, a arte bombinense ultrapassando fronteiras. “O fato de Bombinhas ter uma ferramenta de financiamento da cultura como o Fundo, possibilita que agentes culturais tenham acesso a recursos para executarem projetos que chegam a toda a comunidade, democratizando o acesso à cultura”, ressalta a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker.

Os projetos serão avaliados pela Comissão Especial de Avaliação de Projetos – CEAP, selecionados por meio do credenciamento publicado no dia 18 de setembro, também no site institucional, o qual contratará três pareceristas com notoriedade artística e cultural residentes e atuantes fora do município de Bombinhas.