COMITÊ GESTOR DO BANDEIRA AZUL INICIA TRABALHOS

O Comitê Gestor do Bandeira Azul de Bombinhas, formado para dar continuidade e viabilizar os serviços para que as Praias de Quatro Ilhas e Mariscal recebam a certificação, iniciou os trabalhos nos últimos dias. Composto por representantes da sociedade civil organizada e Poder Público, o grupo se reuniu pela primeira vez no dia 4 de Julho e, neste sábado (14) realizou uma visita técnica às duas praias. A Prefeitura de Bombinhas aderiu oficialmente ao Programa Bandeira Azul no dia 6 de Junho.

Fazem parte do Comitê Gestor aproximadamente 30 representantes de diferentes setores, que têm relação direta com a implantação do Bandeira Azul. Da Prefeitura, participam técnicos das áreas de turismo, meio ambiente, planejamento, obras e infraestrutura, fazenda, pesca, administração, saúde, defesa civil e comunicação. Também há representantes dos Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura, além do Corpo de Bombeiros. Da sociedade civil organizada estão representadas as associações de moradores dos dois bairros, as atividades de hospedagem e mergulho, e ainda o Rotary Club. Ainda há vagas para representantes dos setores de esportes/surf, gastronomia e pesca. Os interessados devem fazem parte de alguma associação ou entidade do setor e preencher a ficha que está à disposição no link https://goo.gl/forms/XX1j9wP3wFYon6xu1.

Na primeira reunião foram formados três grupos de trabalho: educação e informação ambiental; gestão ambiental; e segurança e serviços. Os 34 critérios que devem ser cumpridos para que as praias recebam a certificação foram divididos entre os grupos. O objetivo é estudar e aprofundar cada item para fazer o planejamento e efetivar as ações necessárias para atendê-los. A intenção é que todas ações já sejam trabalhadas, em fase de testes, na temporada 2018/2019.

No sábado, dia 14, representantes de todos os grupos fizeram uma visita técnica nas Praias de Mariscal e Quatro Ilhas. Nos locais foram feitos registros e levantamentos para que cada grupo pudesse se inteirar da atual situação e das necessidades de adequação. Os próximos encontros serão agendados pelos próprios, conforme a necessidade e disponibilidade de cada um.

Sobre o Bandeira Azul

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional.