OPERAÇÃO LÍNGUA NEGRA DIVULGA RELATÓRIO

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Divisão de Saneamento, departamento ligado à Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, 30, o relatório de atividades de fiscalização no período entre dezembro de 2017 e 30 de agosto de 2018. Nestes meses, a população da cidade se multiplica por causa dos milhares de turistas (período entre dezembro e abril) e os serviços de fiscalização e controle de afluentes se tornam ainda mais necessários.

Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, a Divisão de Saneamento executa a Operação Língua Negra, que fiscaliza a partir de denúncias, as ligações de esgoto clandestinas na rede pluvial. Durante a última temporada de verão e no decorrer do ano, a Divisão de Saneamento através da Operação Língua Negra emitiu 131 autos de intimação de efluentes, 315 autos de intimações para lixeiras e terrenos baldios, 163 infrações entre efluentes, terrenos baldios e lixeiras irregulares, gerando 186 autos de imposição de penalidade (divididos entre multas e advertências), 48 lacres de tubulações irregulares; e 4 interdições totais em vias judiciais.

Atualmente a divisão está trabalhando com duas equipes para melhor atender a demanda, uma das 8h às 14h e outra das 12h às 18h, com plantões aos finais de semana e feriados. As equipes também são responsáveis por emitir Habite-se sanitário; fiscalização e controle de lixeiras irregulares, terrenos baldios, lixo hospitalar, transbordo de lixo comum ou doméstico; efetuar coleta de água tratada e de afluentes para análise; e atendimento aos contribuintes.