AÇÃO CONJUNTA DE SECRETARIAS DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO DE CADASTRAMENTO DE “CATADORES DE RECICLÁVEIS”

No ano de 2013 vários projetos da Secretaria de Assistência Social foram iniciados, dentre eles, o Cadastramento e Acompanhamento das Famílias e Cidadãos que se Ocupam da Coleta e Reciclagem de Materiais Descartados. O projeto engloba a identificação e cadastramento dos indivíduos que exercem a atividade e pretende ampliar a rede de atendimento intersetorial, e busca com essa integração, garantir a integridade física, moral, principalmente, assegurar seus direitos de cidadania.

Dando continuidade a este projeto, na noite de ontem, 12 de fevereiro, uma equipe da Assistência Social, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária e funcionários da Secretaria de Obras, percorreram as Avenidas Leopoldo Zarling e Vereador Manoel José dos Santos, nos bairros de Bombas e Centro, com o objetivo de verificar as reais condições dos “catadores de recicláveis”.

Foram abordados vários “catadores”, que, na sua maioria tinham conhecimento das normas e estavam de acordo com as condições estipuladas em Lei. Entretanto, um cidadão negou-se ao atendimento. Ficou alterado e ameaçou a equipe. Dois Policiais Militares que passavam pela avenida perceberam a anormalidade da situação e foram averiguar. O homem não portava documentos, forneceu nome falso e possuía uma arma branca (faca grande). Após ser identificado, os policiais constataram ser um foragido, com mandado de busca emitido pela cidade de Erechim.

Segundo o Secretário de Assistência Social, Mauricio Leal, o trabalho serviu para orientar o cidadão sobre seus deveres e direitos. “É uma maneira de propiciar a acessibilidade ao cidadão para os serviços e programas da assistência social e saúde, dentro dos objetivos traçados pela secretaria”.

A ação resultou em doze abordagens para verificação de cadastramento e orientações gerais e apreensão de dois carrinhos em situação irregular.