FUNDAÇÃO DE CULTURA DE BOMBINHAS RECEBE O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA EM CERIMÔNIA NA AMFRI

Em dia Histórico a FMC de Bombinhas recebe o Plano Municipal de Cultura, das mãos de sua Prefeita.

O dia de hoje, 18, entra, definitivamente, para a História de Bombinhas. Em cerimônia realizada na Amfri – Associação dos Municípios da Região da Foz Rio Itajaí, a Fundação de Cultura recebeu seu Plano Municipal. Trata-se de uma ferramenta que idealiza, norteia, fomenta e apoia o saber e o fazer cultura, em todos os seus segmentos. Tem planejamento para 10 anos, e é um dos componentes do Sistema Nacional de Cultura – SNC.

Foi executado em consonância com os anseios da sociedade civil, que o construiu conjuntamente com os representantes do executivo e legislativo, através de debates realizados em fóruns municipais. Houve, ao longo de oito meses, o envolvimento dos segmentos das mais diversas manifestações culturaisdo município, que discutiu calorosamente a cada etapa de sua concepção. A elaboração contou com a parceria da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, que durante todo o processo orientou e dirigiu os trabalhos de execução.

Durante o cerimonial, a Presidente da Amfri e também Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, falou sobre o desafio de tornar realidade o Plano de Cultura e deixou um recado a todos os colegas prefeitos, ao lembrar que o Fundo Municipal de Cultura tem importância particular dentro do processo. “Pobre daquele povo que cuida de seu corpo e não cuida da alma. A cultura é o alimento da alma”.

Emocionada por mais essa etapa cumprida, a Presidente da FMC de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, destacou o momento como único no município. “Hoje é um dia histórico, de glória, onde a valorização da cultura passa a ser planejada com respeito as características, conforme a herança e identidade de cada cidade. Momento em que o simbólico transcende o material”, destacou Nívea.

O próximo passo é a aprovação do legislativo e o Plano estará apto para ser implementado no município.