VOLUNTÁRIOS SÃO CAPACITADOS PARA ATUAREM NO MORRO DO MACACO

No último dia 10, os selecionados no Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio foram capacitados para atuarem no Parque Natural Municipal Morro do Macaco. A capacitação foi realizada pelo ICMBio, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – Famab e Corpo de Bombeiros.

Os representantes do ICMBio explanaram sobre o Programa de Voluntariado e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A Famab orientou sobre os aspectos ecológicos das principais paisagens da cidade e das Unidades de Conservação Municipais, em especial do PNM Morro do Macaco. Já a Setur, repassou informações referentes aos aspectos turísticos, atendimento ao turista e aos atrativos da cidade. O Corpo de Bombeiros também participou dando orientações de primeiros socorros.

O objetivo é que o visitante tenha uma experiência mais qualificada na trilha, seja mais consciente e conheça a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, bem como, as Unidades de Conservação Municipais. Para isso os voluntários, além de prestar informações sobre a região de Bombinhas, das trilhas do Parque Natural Municipal Morro do Macaco e da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, também farão a orientação de conduta e a coleta dos dados dos visitantes.

O programa acontece de 1º de fevereiro a 15 de abril. Neste período, os voluntários atuarão três dias por semana, com cronograma que será divulgado em breve. A ação conta com recursos da Taxa de Preservação Ambiental – TPA e apoio do Corpo de Bombeiros de Bombinhas.

Sobre o Programa

Os voluntários fazem parte de um programa realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em parceria com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB e com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur.