PROFESSORES PARTICIPAM DE DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando desde o dia 11 de fevereiro, encontros pedagógicos com os professores do ensino Fundamental II, da Rede Municipal que darão início às aulas no Centro de Educação Integral e Tecnológico Leonel de Moura Brizola. Os temas abordados vêm ao encontro do que se pretende ensinar, aprender, compartilhar e expandir durante todo o ano. Os encontros pedagógicos se estenderão até dia 1º de março.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa Samara Miranda Ramos, “essa semana foi de extrema importância para a Educação de Bombinhas, pois nos lembrou a significância dos saberes, mostrando que muitas vezes, por pensarmos que somos os detentores do conhecimento, esquecemos do processo e focamos no resultado. Precisamos reaprender a aprender para fazer uma real integração entre processos e resultados. Semana de formação maravilhosa, oportunizada através de profissionais qualificados. Precisamos de mais momentos como esse”.

Para a professora Eloara Tomazzoni, que também ensina Língua Portuguesa, “a formação proposta nesta semana foi muito importante para ampliarmos o olhar a respeito de teorias e práticas relacionadas à educação integral”. Segundo a professora, “o momento oportunizou, ainda, a nossa interação com colegas professores que estão chegando de espaços escolares diferentes, bem como promoveu a interação coletiva, com a equipe gestora. Os diálogos foram muito proveitosos, diversificados e, por brotarem de diferentes áreas do conhecimento, possibilitaram compartilharmos conhecimentos de forma bastante efetiva, cumprindo os objetivos dos organizadores”.

A partir do dia 19, quando encerra-se o ciclo de diálogos, professores e coordenadores, assumem suas funções no Centro de Educação Integral, e darão continuidade a segunda fase da programação, que envolve planejamentos em equipe e introdução à construção do Eco-Projeto Político Pedagógico.