SARGENTO CLODOMAR É ELEITO VICE-PRESIDENTE DO COLEGIADO DE DEFESA CIVIL DA AMFRI

Sargento Clodomar é eleito vice-presidente do Colegiado de Defesa Civil da Amfri

Os membros do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil – CODEC, da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, elegeram a nova diretoria na tarde de terça-feira, dia 29, na sede da associação. A presidência será ocupada pelo coordenador de defesa civil de Itapema, Moises Cesar Filho Motta e para vice-presidência foi escolhido o coordenador de defesa civil de Bombinhas, Clodomar da Silva.

O Sargento Clodomar explica que o pensamento do colegiado é na unidade regional e que Bombinhas ainda engatinha na questão da defesa civil e a troca de experiências com os demais municípios ajuda no crescimento objetivado pelo conselho municipal. “São cinco pilares que regem a Defesa Civil: preparação, prevenção, mitigação (redução e atenuação de consequências em situação de riscos), resposta e reconstrução, todavia Bombinhas ainda trabalha somente com resposta e reconstrução. Minha meta pessoal é a prevenção, fazer um trabalho de treinamento e a capacitação com a comunidade”, destaca o Sargento.

Motta, o novo presidente do CODEC, enfatiza que o primeiro passo do Colegiado sob a sua gestão, será a retomada das reuniões itinerantes, pois dessa forma, o colegiado conhece a realidade do setor na região e busca as melhores formas de resolver os problemas. Angariar cursos de capacitação para o setor, também, é uma das principais metas da nova diretoria.

Nesta reunião onde a nova diretoria foi formulada, outros temas foram debatidos, como os resultados da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil e a realização de uma viagem técnica ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, e ao Ministério da Integração Nacional, ainda sem data agendada.

Completam a nova diretoria Tatiana Reichert, de Ilhota, que exercerá a função de primeira secretária e o de segunda secretária será desempenhado por Deisy Cristina da Silva Martins, de Balneário Piçarras.