BANDAS BOMBINENSES SÃO CAMPEÃS NO 12º CONFABANSUL

Nos dias 28 e 29 de setembro foi realizado em São Francisco do Sul o 12ª Concurso de Fanfarras e Bandas Sul Brasileiro – Confabansul, realizado pela Associação de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina – Abanfaesc, e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, com a participação de 80 corporações musicais de várias regiões do Brasil. A Banda Municipal de Bombinhas fez sua participação no sábado e sagrou-se vitoriosa na categoria Banda Sinfônica, ou seja, de Concerto.

A proeza é única porque se trata da primeira competição de ambos conjuntos. A Banda Municipal está sob a batuta do Maestro Carlos Caetano desde sua fundação em 2015, no mês de julho. Atualmente tem 55 integrantes, divididos em instrumentos de cordas, madeiras, metais e corpo harmônico (piano, guitarra, contrabaixo e bateria), agrega estudantes das Redes de Ensino Municipal e Estadual, comunidade em geral sem distinção de idade, e trata-se de uma Banda Filarmônica, ou seja, composta por músicos voluntários. É um projeto sob a curadoria da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

No domingo, 29, foi a vez da Banda Maestro Carlos Caetano da EEB Maria Rita flor, também com a regência do Maestro que nomeia o conjunto, fazer sua participação exitosa, trazendo para Bombinhas a primeira colocação na a categoria Banda de Instrumentos Melódicos Juvenil e 1º lugar em Corpo Musical. A Banda estudantil foi fundada em 2013e se enquadra no segmento Marcial.

O Maestro Carlos Caetano ressalta a importância de participar do 12º Confabansul: “foi um prazer e uma realização imensa, levar as duas bandas de Bombinhas para um evento grandioso como esse, e retornar com três troféus. As corporações participantes eram realmente muito boas, e o nosso intuito era apenas participar, aprender e compartilhar música”.

A Banda Municipal de Bombinhas concorreu com conjuntos do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, já a Banda Maestro Carlos Caetano da EEB Maria Rita Flor competiu com bandas catarinenses.