PROJETO BEM GESTAR BOMBINHAS É DESTAQUE EM MOSTRA CATARINENSE

O município de Bombinhas foi destaque estadual no VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS- SC) e na 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” que aconteceu no período de 11 a 13 de março na cidade de São Bento do Sul.

O trabalho de educação em saúde: “Bem Gestar: grupo de apoio a gestação, puerpério, parto e maternidade“, que foi idealizado e desenvolvido pela equipe de Saúde da UBS do Centro e NASF-AB foi selecionado para apresentação e aprovado para representar o município no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O projeto em módulos propicia às participantes e os seus companheiros receberem orientações sobre o que esperar do parto e pós-parto, e como se preparar física e emocionalmente, além de aprender medidas naturais para alívio da dor. Durante o cursos são abordados temas como: fases do trabalho de parto, nascimento por cesárea, parto normal e parto natural, humanização, participação do companheiro, parto prematuro e gravidez de riscos, além de técnicas de massagens, banhos, relaxamentos e posições mais confortáveis que ajudarão na hora do parto.