PROJETO “VÔ SABE, VÔ ENSINA” INICIA SÉRIE DE MINI DOCS

O fim da primeira semana de maio chegou com a novidade de uma série em vídeos da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC, com o objetivo de levar à comunidade o conhecimento e entretenimento dos saberes tradicionais, muitos, inclusive, com viés de formação.

Os mini documentários do “Projeto Vô Sabe, Vô Ensina” são realizados através do Programa Municipal de Salvaguarda do Patrimônio Cultural e disponibilizados às sextas-feiras, às 17 horas, no canal do YouTube da FMC @culturabombinhas. O primeiro sobre sabão caseiro, foi publicizado no dia 8 de maio, e aborda o modo de fazer, a importância do reaproveitamento do óleo de cozinha, normalmente e erroneamente descartado no meio ambiente, a reação química do processo e seu uso nos tempos antigos.

O elenco traz a empresária Lúcia Baretta, representando os detentores desses saberes na comunidade, que ensina o passo a passo do feitio, e as participações especias de dona Nina – Germínia Gonçalves da Silva, do professor de química Rogério Morelatto e da bióloga Aline Dias da Silva, que falam sobre o processo e uso do sabão caseiro.

As gravações foram feitas na casa da Lúcia, os sabões embalados na FMC e entregues para a Secretaria de Assistência Social colocar nas cestas básicas doadas para as famílias carentes. A Fundação de Cultura comunica que está recebendo óleo usado para dar continuidade do feitio do sabão para doação. Informações (47) 3264-7478 (telefone e whatsapp).

O próximo documentário é sobre a reforma da canoa de um pau só Ilha Bela, doada em 2016 à FMC por dona Bá – Braulina Dorvalina Pinheiro, viúva de seu Veroni. O vídeo será disponibilizado nesta sexta-feira, 15 de maio.

Receita do sabão caseiro de óleo

Ingredientes:

5 litros de óleo

1 detergente (500 ml)

1 copo de sabão em pó (200 ml)

1 kg de soda cáustica

2 litros de água

A receita rende em média 50 barras de sabão.