CENTRO DE VIGILÂNCIA ANIMAL DE BOMBINHAS REALIZA CASTRAÇÕES COM AGENDAMENTO

Trabalho desempenhado há quatro anos, rende benefícios aos cidadãos bombinenses, oportunizando castrações de animais domésticos, com objetivo de promover o controle animal.

Um dos problemas rotineiros em Bombinhas é a elevada quantidade de cachorros perambulando pelas ruas e praias. De vez em quando a população levanta essa bandeira, como uma das mais importantes para se resolver. Desde 2010 Bombinhas possui um Centro de Vigilância Animal – CVA, que foi criado com o intuito de fazer as cirurgias de castração para controlar a população animal na cidade, isto tanto para os animais de rua, quanto para os que possuem donos e tem uma família cuidadora, independente da situação social da pessoa. Todavia, é importante salientar que os animais de rua tem prioridade no atendimento, justamente por ter risco de aumento da população animal.

O procedimento para efetuar o agendamento é simples. Basta o cidadão telefonar para o número 3393-4172 ou, comparecer, pessoalmente, no CVA e deixar  nome, telefone e a quantidade de animais que deseja castrar. A pessoa integra uma lista de espera de, aproximadamente, 15 a 20 dias. Quando chegar a vez a recepcionista liga e agenda dia, horário e fornece as orientações necessárias.

Os animais são recebidos pela manhã, e o proprietário assina uma ficha de autorização cirúrgica com seus dados, e são devolvidos no período da tarde. Ou seja, geralmente as cirurgias são feitas na parte da manhã, e a parte da tarde é reservada para observação pós cirúrgica, limpeza e desinfecção do ambiente e esterilização dos instrumentais cirúrgicos, no intuito de preparar o local para o trabalho no dia seguinte.

O prédio do CVA possui dez baias de acolhimento e realiza uma média de sete procedimentos diários, pelos veterinários Andréa Diedrich e Rubens Marcante. “O CVA atua principalmente nas cirurgias, mas na medida do possível, a gente ajuda os animais de rua quando machucados ou doentes”, explica o veterinário Rubens.

Com relação a castração dos animais de ruas, na maioria das vezes são levados ao CVA por voluntários, que se responsabilizam pelo pós operatório, e depois são soltos, novamente, na rua. Também é importante salientar que caso algum cidadão tenha interesse em prestar este serviço, o CVA aceita, pois, até o presente momento são cerca de 20 voluntários, sem os quais esse procedimento com os animais de rua não seria viabilizado. O CVA agradece as pessoas que prestam esta importante colaboração ao município de Bombinhas.

Até o dia 23 de maio, entre cães e gatos, machos e fêmeas, haviam sido castrados 3.285 animais.