FUNDAÇÃO DE CULTURA PROMOVE 3ª EDIÇÃO DO PIRÃO CULTURAL

Fundação de Cultura promove 3ª edição do Pirão Cultural

Dia 29 de maio, quinta-feira, é dia de dedicar algumas horas para receber o conhecimento e ter o prazer de degustar a gastronomia típica local, com a terceira edição do Pirão Cultural. Desta vez o bairro agraciado é o Centro – Praia de Bombinhas, com a presença, mais que especial, do Historiador e Presidente da Comissão Catarinense de Folclore, professor Nereu do Vale Pereira, com o tema: Engenhos de Farinha de Mandioca, a névoa paira mais vez no horizonte bombinense. O evento, também, contará com a participação da Gabriella Cristina Pieroni, do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, do Centro de Estudos da Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro, da Universidade Federal de Santa Catarina.

A organização e idealização é da Fundação Municipal de Cultura, que na última quinta-feira de cada mês promove um encontro para debater as raízes da identidade cultural local e regional. A presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, explica que o objetivo é sensibilizar a comunidade para a tradição e manutenção da constituição de sua própria história. “Muitas vezes esse evento acaba por propiciar o conhecimento de práticas e ritos, que todos conhecem como partes da cultura de base, mas sem aprofundamento de sua história, nós queremos ampliar esses laços e aproximar, cada vez mais, a população e os projetos culturais”.

Com essa meta em mente, o Pirão Cultural tem tido destaque nas várias plataformas midiáticas por dois motivos: o ineditismo do acontecimento e o despertar de toda uma região, não apenas do município, para o debate de sua cultura de base.

O evento também é viabilizado graças a parceria com os restaurantes locais, pois a ideia é fornecer a degustação do prato típico da gastronomia tradicional: pirão com peixe frito, logo após as palestras. Também nesse caso chama atenção o extraordinário do acontecimento que é propiciar aos restaurantes a possibilidade de participar ativamente no fomento da cultura, principalmente, voltada a culinária típica. Este mês a parceria é com o restaurante Moenda Calamares que, gentilmente, abre suas portas para a reunião cultural, a exemplo dos restaurantes Recanto do Marujo e Franciele nas edições anteriores.

O responsável pelo restaurante, Jhoni de Azevedo, conta que o objetivo do restaurante é a troca de relações, pois ao valorizar um evento da tradição açoriana automaticamente disponibiliza seu restaurante, que abre inverno e verão, para este público local e das cidades próximas. “Queremos, também, fazer parte das fontes de riqueza bombinsense, e nada é tão rico, quanto a cultura de base”.

È Bombinhas se permitindo, uma vez ao mês, um encontro de conhecimento e sabor!